habitos-que-mudam-logo

Áreas de responsabilidade e foco

Compartilhe:

Você já ouviu falar nesse termo? 🙂

Se ainda não, senta que esse post vai esclarecer muitas dúvidas referente a organização e se você já conhece, aproveita para se aprofundar mais.

Conheci esse termo através do livro “A arte de fazer acontecer” do David Allen – do método GTD.

E desde então sinto que a vida flui melhor se você sabe quais são suas as suas áreas de foco, por tanto vamos ao significado.

O que são áreas de foco/responsabilidade?

Basicamente é uma forma de você dividir as áreas da sua vida no formato horizontal, onde você consegue visualizar com clareza quais áreas você possui e quais papeis você desempenha nelas.

David Allen chama de Horizontes de Foco os seis níveis em que devemos refletir para avaliar a nossa vida. Desse modo seguimos realizando ações e tarefas respeitando as prioridades. É é dentre esses 6 níveis que está a área de responsabilidade.

Com as áreas de responsabilidade você consegue avaliar se o que você exerce hoje está te aproximando ou não do que você buscar ser no futuro.

David diz que todos nós temos pelo menos 7 áreas de responsabilidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, mas isso não precisa ser um parâmetro, ainda mais se você estiver tendo contato com o termo pela primeira vez.

Segue um esboço das minhas áreas de responsabilidade ainda em desenvolvimento:

Também tenho um mapa mental com as minhas áreas de responsabilidade no trabalho e isso me ajuda a visualizar melhor. É mega importante ter em mente que as áreas de responsabilidade e foco de cada pessoa é particular. Você pode não incluir criatividade por exemplo, ou por numa ordem diferente. Depende dos seus valores e foco. Se desprenda do que o outro faz ou considera. 🙂

Espero que esse post te ajude e inspire a montar suas áreas de responsabilidade e que, de alguma forma, clareie sua mente e seu futuro.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *