Passamos muito tempo com medo de encarar a realidade: precisamos ter uma rotina que funcione de forma individua Mas a questão é: por que não gostávamos de rotina? Se você quiser entender mais sobre rotina te aconselho a ler esse post aqui. Mas de forma resumida não gostávamos do que conhecíamos como rotina: horários, tarefas repetidas e vida sem criatividade, apenas expectativas para o final de semana.

Antes de listar os itens primeiro vamos te contextualizar sobre o termo rotina criativa.

O que é Rotina Criativa

Rotina criativa é sobre ter uma rotina com significado e afeto onde tarefas necessárias são feitas, hobbies são incluídos e hábitos bons são realizados de forma natural e sem agressividade. Rotina criativa é o que as pessoa consideradas “mais felizes” faziam se nomear. Pessoas que buscam equilíbrio, liberdade e espaço para fazer o que quiser sem desrespeitar compromissos e hábitos diários.

O que compõe uma rotina criativa?

Não existe uma fórmula igual para todos, cada um reúne itens necessários para a sua. As vezes você não consegue listar de imediato, mas se for analisando cada dia vai perceber o que faz diferença pra você. Mas basicamente reúne: Organização, planejamento intuitivo, ritual, tarefas essenciais, hobby e micro hábitos.

Se você não sabe o que é ritual na rotina, lê esse post aqui.

Itens e hábitos que ajudam a ter mais prazer na rotina

Essa é uma lista pessoal, mas que também é quase o que a maioria das pessoas aprenderam a incluir na rotina nesses últimos meses, pelo menos no Hábitos que Mudam.
A ideia da rotina criativa é te trazer prazer nos dias, mas isso não significa que aja um desafio ou outro.

meus hábitos, Hobbies e itens indispensáveis

  • Ler

    Algumas pessoas consideram ler um hobby, já outras leem por hábito – estão sempre lendo. Existe algum padrão definido para como nomear a leitura na sua rotina? também não! Cada pessoa interpreta de um jeito. Quem tem menos tempo livre costuma tratar a leitura como hobby, já quem lê todos os dias há muito tempo chama de hábito.

    Pintura, Bullet Journal e organização criativa

    Há algum tempo eu considero organização e planejamento semanal  um hobby e o motivo é bem simples: nesse momento aplico a arte terapia. Uso adesivos, cores e itens que façam a minha rotina semanal funcionar como um diário. Isso é necessário? talvez pra você não, mas pra mim sim e já pratico isso há 5 anos, te indico muito!

  • Regar e cuidar das plantinhas

    Posso e devo admitir que tenho negligenciado esse cuidado nos últimos meses e me senti bem triste, pois é algo que me conecta com a natureza – já que vivo na selva de pedras – mas é um hábito que cultivo há alguns anos e tê-las perto de mim me deixa bem mais feliz.

  • Pausas para o café

    Pra mim é um hábito simples e que qualquer pessoa pode manter e é um forma natural de incluir pausas no dia. Não precisa ser café, pode ser chá. Aproveito a hora da manhã para preparar o café lendo notícias e checando o e-mail, depois de pronto sento e relaxo o corpo. Já na parte da tarde preparo um café após realizar uma tarefa e aproveito pra manter o corpo em movimento e beber mais água.

    • Yoga

      Yoga entrou no top hábitos da minha lista. Faz quase dois anos que pratico pelo menos 4x na semana e sinto um tremendo prazer. Claro que em alguns dias bate uma preguicinha, mas não é sempre que deixo me vencer.

    • Meditação

      Antes de começar o yoga eu já meditava, acredito que há 7 anos. Medito antes de começar o dia e em alguns dias que a ansiedade aflora, medito antes de dormir.

    • Velas aromatizadas

      Velas me acompanham em muitos rituais na rotina. Quando consigo trabalhar do escritório acendo uma na mesa e quando estou precisando de um banho relaxante com direito a música e banho de ervas, também acendo uma pra perfumar e deixar uma iluminação mais intima. Cês curtem? Me contem!

    • Diário

      A minha meta é por pra fora aquilo que me aflige ou me deixa contente. Não me obrigo escrever páginas inteiras, apesar de ser louca para implementar as morning pages. No fim do dia eu escrevo no Ipad ou no meu diário, depende do que estiver mais perto e me sinto aliviada só de escrever uma linha.

Claro que há outras coisas que compõe minha rotina como ouvir música na rede, call com uma amiga com direito a vinho, netflix e afins, mas são essas coisas que eu não troco por nada e sei que muitas de vocês também não.

Espero que essa lista te inspire! Me conta aqui seus itens indispensáveis ou no post do Instagram.

2 Comments

  1. Eu amo a pausa p café ou chá, inclusive agora fiz um chá para maratonar seu blog !
    Ao ver essas listas me dei conta que deixei de fazer muita coisa que eu gosto, como ter incensos em casa ,colocar óleo essencial no difusor p algumas ocasiões, passear no parque que tem aqui perto de casa…
    Obriga por esse conteúdo!

    • Ao nos analisarmos encontramos na nossa vida um tanto de coisas especiais e que muitas vezes não damos conta, né? Amo chás também!

Write A Comment