4 livros para quem deseja mudar hábitos em 2022

4 livros que vão te ajudar a mudar hábitos sem dor e praticando o autoconhecimento e autocuidado.

Como diz BJ Fogg em seu livro “A mudança é mais eficaz quando eu me sinto bem e não quando me sinto mal”.

Acreditamos por anos que a mudança de hábitos traz dor e que só seria possível aceitando ela. No entanto desconforto momentâneo não traz dor, mas movimento por sairmos da nossa zona de conforto.

É normal estranhar o novo, sentir dor, não.

Esses livros ajudam de maneiras distintas a incluirmos hábitos respeitando nosso limite, valores e rotinas.

Mude seus horários, Mude sua vida

Esse livro aborda cronotipo e fala sobre a importância de unirmos corpo e mente de acordo com os horários. É possível aproveitar mais os seus dias, evitar o estresse e ter mais saúde usando o seu relógio biológico.

Combinando a antiga sabedoria ayurvédica com as mais recentes pesquisas científicas na área da cronobiologia, Dr. Suhas Kshirsagar explica como sincronizar nossa programação diária com o ciclo natural de luz e, assim, fazer com que todo o sistema trabalhe com menos esforço.


Essencialismo

Sou grata ao universo por ter lido esse livro quando ainda estava na faculdade. O poder do essencialismo é real e eu sou a própria testemunha.

No livro você entende que fazer mais coisas em menos tempo não é sinônimo de produtividade, mas sim fazer as coisas certas no tempo ideal.

Dizer não, cumprir prazos, viver de maneira essencialista na sua vida e no seu trabalho muda sua relação com a rotina e o tempo.

“Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.”


Hábitos Atômicos

Esse livro reforçou tudo que eu ja entendia sobre hábitos, mas apresentou técnicas diferentes e simples de serem inseridas na rotina. É possível incluir qualquer hábito se voce souber usar os comportamentos que voce já tem ao seu favor.

Em 4 leis James Clear te ensina a criar um hábito bom e largar outros.

“Se enfrenta dificuldades para mudar seus hábitos, o problema não é você, é o sistema escolhido. Os maus hábitos se repetem sem parar porque você está usando o sistema errado, e não porque não queira mudar. Assim, suas limitações não são a complexidade de seu objetivo, mas a inadequação de seus sistemas.”


Micro-hábitos

E por último, minha leitura mais recente sobre o universo. Micro-hábitos torna qualquer hábito possível reduzindo ao menor esforço e sem contar com a motivação para executá-ló. As leituras de hábitos atômicos são complementares, apesar de abordarem técnicas parecidas, há máximas e leis diferentes em cada obra.

Vários exemplos reais de pessoas que mudaram suas vidas usando o método de Micro-Hábitos.

“Melhorar sua vida é muito mais fácil do que você imagina: basta pegar um hábito, reduzi-lo à última escala e descobrir onde se encaixa de maneira natural em sua vida para que ele cresça praticamente sozinho.”

Esses livros te ajudarão a reduzir hábitos ruins e implementar os que deseja. É possível transformar sua vida criando uma rotina criativa e com significado.

Uma rotina criativa envolve hábitos necessários, hábitos que te aproximam de quem você quer ser, hobbies, adaptação, flexibilidade, menos perfeccionismo e mais autoconhecimento. Livre-se da culpa e comece uma mudança agora.

Espero que esse conteúdo te encontre no momento certo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.