habitos-que-mudam-logo

O Blog

Quando a zona de conforto começa a ficar desconfortável?

A Zona de conforto é de longe o ambiente que temos mais estima e quase sempre a nossa busca por inovação e movimento não vem pelo desconforto, mas sim pela comparação e velocidade das coisas.

A todo momento temos novas profissões, novos lugares, novos amigos, novos filmes, novas tecnologias e por aí vai. O desconforto que sentimos pode ser apenas a angustia de não estar vivendo TUDO aquilo que nos é ofertado.

A verdade é que não vamos viver tudo o que tem disponível e nem vamos desenvolver todas as habilidades que gostaríamos. Essa é a corrida que raramente tem um vencedor. Por tanto, vou te ajudar a entender quando a zona de conforto é realmente um ambiente desconfortável.

Quando a zona de conforto se torna um problema?

  • Quando falta dinheiro
  • Quando não causa impacto positivo
  • Quando não nos sentimentos realizadas
  • Quando não nos ajuda a avançar
  • Quando nos mantém em ambientes problemáticos

Exemplos de zona de conforto que já virou um problema:

  • Um trabalho que você adora, mas não te paga bem
  • Um relacionamento que está se tornando tóxico
  • Uma faculdade que você não vê mais sentido, mas pretende terminar pelo diploma
  • Um grupo de amigos que te causam desconforto, mas que são desde a infância
  • Um hábito que você gostaria de parar, mas não consegue

Nem toda mudança pode ser realizada imediatamente. Temos processos internos e muito complexos a serem resolvidos. Mas antes de se comparar e olhar para toda e qualquer oportunidade, tente mergulhar dentro de si para reconhecer o que de fato te causa incômodo.

Muitas coisas podem te causar desconforto, mas nem sempre são o que parecem. Como por exemplo, se comparar com uma pessoa que ganha um salário melhor, porém tem mais experiência que você. Não faz sentido olhar para a jornada do outro de forma tão superficial. Como também não é justo com você se comparar com alguém que iniciou a mais tempo.

A zona de conforto se torna desconfortável, quando a usamos como muleta para os nossos medos e insegurança.

Você pode e deve mudar e se por em movimento, mas sempre que isso fizer sentido para você.

Compartilhe:

Benefícios do autocuidado pela manhã para quem trabalha em casa

Trabalhar em casa pode ser um sonho, mas também é um desafio para quem não se prepara para isso. A falta de rotina, muitas vezes, faz com que a pessoa se esqueça do autocuidado. O “não vou sair de casa mesmo” se torna um motivo para fazer tudo no automático: Acordar, ir direto para o celular, comer enquanto já começa as atividades e abrir mão daquele tempo precioso de preparação para o início do dia que, geralmente, quem se desloca para trabalhar se dedica.

Sua rotina de autocuidado matinal pode ser criada de acordo com seus gostos e necessidades, alguns exemplos do que você pode incluir: fazer sua higiene pessoal, cuidar da pele, escolher roupas que te fazem bem e te deixam confortáveis,  ouvir uma músicas enquanto prepara o café, comer algo saudável, meditar,  jogar jogos de raciocínio para “aquecer” o cérebro.

Independente do que seja autocuidado para você, existem alguns benefícios que acrescentar isso na sua rotina da manhã podem trazer para o dia a dia de quem trabalha em casa:

  • Menos estresse,
  • Mais produtividade saudável,
  • Consciência mais expandida,
  • Aumenta a autoconfiança,
  • Saúde mental equilibrada,
  • Mais sensação de bem-estar,
  • Melhora sua autoestima,
  • Você se sente mais feliz.

O que é autocuidado para você? Isso já é rotina nas suas manhãs?

Compartilhe:

6 formas de aliviar o estresse e ter uma vida menos caótica

Com o mundo caótico e o tanto de atividades que temos para administrar no nosso dia a dia é difícil não acumular estresse e esgotamento físico e mental.

Segundo pesquisa os Millennials e a Geração Z são os mais estressados devido a rotina de trabalho.

Seja por problemas pessoais ou profissionais, a ansiedade invade o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e provocando desânimo.

Mas é possível encontrar subterfúgios para que o estresse não nos atropele todos os dias. Bata recorrer à algumas atividades. Vamos te dar algumas sugestões abaixo.

Caminhe por algum tempo

O exercício físico é uma prática e tanto para reduzir o estresse.

Além de nos ajudar a eliminar pensamentos tóxicos, movimentar o corpo diminui os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que agem para melhorar o humor.

Faça exercícios de respiração

Sabe o inale e exale? Então. Apesar de parecer balela, quando estamos estressadas é normal nos sentirmos mais ofegantes e até respirar mais rápido. Para recuperar o equilíbrio, aprenda exercícios de respiração. Pause por alguns instantes e pratique uma respiração profunda para eliminar toxinas.

Crie um ritual

Pensa naquelas atividades que se organizadas em conjunto podem melhorar o seu humor e reduzir o estresse. Avalie quais possuem esse efeito analgésico e recorra sempre que necessário. Leitura, preparar um chá, banho quente, ouvir um podcast, ligar para uma amiga, praticar yoga e por aí vai.

Música & mais música

Música tem o efeito relaxante, mesmo que nem sempre funcione com você é comprovado por vários estudos que música acalma. Inclusive, sons da natureza. Um estudo publicado no britânico Scientific Reports descobriu que a exposição a esses tipos de som altera certas conexões da massa cinzenta, reduzindo nosso stress. Vale testar!

Observe seus limites

Para estabelecer os seus limites e saber até onde você está disposta a ir e preciso reconhecer o que você aguenta ou não. Pratique o autoconhecimento para acessar o que de fato cabe a você. Seja no trabalho ou na sua vida pessoal, diga as pessoas e a si mesma os seus horários, compromissos e valores inegociáveis.

Defina prioridade

Deixamos por último, mas a verdade é que grande parte do nosso estresse é o fato de não definirmos nossa prioridade e nem os nossos limites.

Se você não souber por onde deve começar, fica difícil equilibrar o que é realmente importante para o dia. Comece a determinar quais são suas 3 prioridades e só se envolva em outras tarefas após realiza-las.

Compartilhe:

9 práticas que todos os livros sobre hábitos te incentivam a ter

Algumas praticas são de opinião unânime entre pesquisadores e especialistas de comportamento e produtividade. São eles os hábitos mais básicos dentro de uma rotina, que exige pouco custo, mas muita dedicação e disciplina.

Para implementarmos algumas dessas práticas, muitas vezes, precisamos mudar uma parte muito importante em nós: a nossa mentalidade.

Algumas mudanças exigem que reorganizemos nossa rotina, mas nos aproximam daquilo que realmente desejamos.

Praticar autoconhecimento é essencial para entender quais hábitos realmente podem mudar a nossa vida.

Abaixo confira uma lista com esses comportamentos.

9 práticas recomendadas nos principais livros sobre hábitos

  1. dormir bem (o tempo necessário)
    Nos ajuda a reduzir o estresse. Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda a diminuir o estresse.
  2. Praticar atividade
    Melhora a insônia, promove o bem-estar físico e mental e melhora o humor. Além dos diversos benefícios para a saúde física.
  3. Ter um diário ou caderno de anotações
    Nos ajuda a organizar pensamentos, desejos, planos pessoais e auxilia no processo de autoconhecimento.
  4. Analisar os pensamentos
    Seja através da meditação ou mindfulness. Analisar os nossos pensamentos nos ajuda a entender a origem deles e qual a nossa responsabilidade pelo desconforto. Se é que há.
  5. Definir uma prioridade
    Definir as suas prioridades te ajuda a seguir uma ordem lógica e começar a realizar o que realmente é essencial para o dia.
  6. Adiantar o que puder e o que levar menos tempo
    Muitos especialistas incentivam a adiantar o que leva menos de 2 minutos. Assim evitamos que algo pouco importante fique ocupando espaço em nossa mente.
  7. Ter momentos de pausa
    Hora de desopilar, preparar um café e oxigenar o cérebro, ok? O descanso não é vaidade, é prioridade.
  8. Focar em uma mudança por vez
    Quando o assunto é hábitos e mudanças no estilo de vida, queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Especialistas aconselham que comecemos aos poucos af im de não nos sobrecarregarmos com as expectativas.
  9. Reorganizar os ambientes
    Tá sem criatividade ou até mesmo sem foco? organize sua mesa, sua sala e seu espaço de trabalho. Estudos comprovam que o design dos ambientes influenciam no foco e também na produtividade. Mesa bagunçada só quando ideias estão sendo desenhadas, ok?

Livros que recomendo:

  1. Micro-hábitos (Compre aqui)
  2. Hábitos atômicos (Compre aqui)
  3. Mude seus horários, mude sua vida (Compre aqui)
  4. Essencialismo (Compre aqui)
  5. Rotina Criativa e Hábitos que Mudam (Compre aqui)
  6. O poder do hábito (Compre aqui)
  7. Sem esforço (Compre aqui)
  8. Comece pelo porquê (Compre aqui)

Espero que esse conteúdo te faça entender melhor o porquê desses hábitos serem essenciais.

Compartilhe:

Tarefas para fazer em julho: planejamento semestral

Julho marca o fim do primeiro trimestre e com isso é hora de revisar, planejar e organizar o 2º semestre do ano.

Além de estarmos na metade de 2022, para quem não consegue se organizar a longo prazo (a partir de 6 meses) julho também marca o 3º trimestre do ano composto pelos meses: julho, agosto e setembro. Pode funcionar melhor pra você se planejar desta maneira.

A ideia é que você tire esse mês para visualizar tudo que foi feito até aqui. Deste metas maiores até mudanças de hábitos.

O que você precisa revisar em julho

Planejamento semestral

O planejamento semestral te ajudará a visualizar o que pode acontecer ainda neste ano. É importante checar tudo que você estabeleceu como metas e sonhos no inicio do ano e analisar o andamento até aqui. Veja o que permanece e o que pode ser retirado.

Planejamento trimestral

Diferente do planejamento semestral no planejamento trimestral você consegue definir com mais facilidade os próximos passos e quebrar as metas de longo prazo em micro metas. Tente começar por ele caso não ainda não consiga se planejar para o semestre.

Revisão da roda da vida

Caso queira baixar, acesse aqui o nosso telegram. 
A roda da vida é um exercício que nos permite enxergar como andam diferentes áreas da nossa vida, desde realização pessoal até o financeiro.

Reorganize o financeiro

Se você planeja tirar férias ou viajar, é importante revisar quanto gastou ou investiu até agora. Mas independente dos seus planos, é sempre legal fazer um balanço do que como foi o semestre até agora para saber como anda a saúde do seu bolso.

Mapa de sonhos

O mapa de sonhos é um exercícios que costuma ser feito no inicio do ano, caso você não conheça ele consiste em por seu nome no centro e escrever ao lado áreas da sua vida e os sonhos que deseja para cada uma delas.
caso tenha feito, revisite. 

A seguir veja uma lista de coisas para reavaliar

  • Planejamento semestral
  • Revisão da roda da vida
  • Planejamento semestral
  • Analise do andamento das suas metas
  • Reorganize o financeiro
  • Cheque as próximas festas
  • Revise o mapa de sonhos
  • Roupas para doar
  • Limpeza sazonal: cortinas, tapetes etc
  • Exames e checkup
  • Assinaturas e renovações
  • Mudanças no plano alimentar
  • Hábitos e hobbies que conseguiu manter até aqui

Espero que esse conteúdo te ajude a criar um planejamento e realizar sonhos e metas.

Compartilhe:

Hábitos de bem-estar que podem contribuir para uma rotina mais sustentável e natural

Quando o assunto é mudança de hábitos, a nossa mente já entende como algo
“difícil e trabalhoso”. Tendemos a deixar pra lá mesmo as mudanças que
consideramos essenciais para a nossa vida.

Criar hábitos mais sustentáveis, por exemplo, é uma dessas. Imaginamos uma
realidade distante onde a nossa vida atual não se enquadra ainda, mas a real é
que podemos pôr em prática com atitudes muito simples, como a escolha dos
nossos alimentos.


Hoje com a ajuda da internet existem infinitas maneiras de se alimentar de forma
saudável, basta pesquisar algo como: conservar alimentos de forma natural;
plantar em apartamento; utilizar a casca das frutas e por aí vai. Por tanto, a
decisão aqui é apenas definir o momento certo para estudar sobre o assunto.
More você num local arejado ou com pouca iluminação, sempre há uma solução.


O mesmo acontece para práticas de slow fashion, escolhas mais saudáveis,
autocuidado que não incentiva o consumo etc.


Este conteúdo é uma parceria com a NIVEA e o objetivo é te ajudar a incluir
pequenos hábitos de bem-estar que vão te ajudar a ter uma rotina de
autocuidado mais sustentável e natural.
O cuidado que vem da natureza para a sua pele.

  1. Opte por alimentos orgânicos

Como falamos anteriormente, é possível aprender a plantar em diversos lugares com a ajuda da internet. Escolher alimentos orgânicos pode te ajudar a cuidar de si e do meio ambiente. Pense em começar de uma maneira mais fácil. Temperos naturais é uma boa ideia.

  1. Caminhe, ande de bike ou transporte público

    Sempre que possível substitua o carro pelo transporte público. Mas se quiser se
    energizar, por o corpo em movimento e espairecer a mente, opte por caminhadas
    e pedaladas.
  2. Crie rituais de relaxamento que não envolvam práticas de consumo

Autocuidado muitas vezes é associado a práticas de consumo. Seja adquirir um
novo produto ou comprar comidas em delivery. Nossa intenção não é
problematizar, mas sim te incentivar a criar rituais que envolvam cozinhar com o
que há na geladeira, criar looks com uma única calça jeans, praticar atividades
em casa e usar sua criatividade para criar um ritual que envolva apenas você a o
que você já tem.

  1. Escolha produtos com cunho sustentável e natural

    Não vamos parar de consumir e isso é um fato, mas se pudermos escolher
    produtos que promovam nosso cuidado e também se importe com o planeta
    melhor ainda, correto? Às vezes pequenas substituições fazem grandes
    diferenças, como optar por sabonetes de ingredientes naturais!
    NIVEA lançou a linha NATURAL & ESSENCIAL para quem deseja transformar
    suas práticas de consumo e criar hábitos de beleza.

Com dois hidratantes corporais, Aloe Vera Refrescante e Lavanda Relaxante com 98% de ingredientes de origem natural, 48h de hidratação e embalagens com 50% a menos de plástico e recicláveis.

E dois sabonetes vegetais em barra nas fragrâncias de Aloe Vera e Hibisco, que possuem fórmula com 99% de ingredientes de origem natural e embalagem de papel cartão de fonte renovável em deliciosas fragrâncias.

Cuidado que vem da natureza.

Espero que esse conteúdo te ajude a criar pequenos hábitos, além de promover menos impacto no meio ambiente e praticar o autocuidado no dia a dia.

Confira aqui os produtos.

Compartilhe:

Como definir metas de curto, médio e longo prazo e cumpri-las

Uma das grandes dúvidas de todos nós é: Como tirar metas do papel? A outra é: Onde se encaixam esses meus objetivos?

Neste post vamos te explicar o tempo direcionado para cada meta e como tirá-las do papel.

Metas de longo prazo

De 5 anos ou mais. São metas maiores que te fazem criar metas de curto e médio prazo para se aproximarem do objetivo.

Metas de médio prazo

De até 3 anos. Metas que muitas vezes estão ligadas a realizações mais pessoais. Nem sempre possuem continuidade.

Metas de curto prazo

De até 1 ano. Metas que podem ser iniciadas de imediato. Mesmo dure um período longo: exemplo meta começar a estudar francês, mas o período de conclusão pode ser de mais de 1 ano.

Ambas as metas de curto e médio prazo podem ser independentes ou metas que te aproximam de objetivos mais distantes, como metas de longo prazo. Mas você pode criar metas que não se relacionam com os períodos (curto, médio e longo), mas isso pode te confundir e fazer com que não sejam concluídas.

Como tirar metas do papel

Uma maneiro muito eficaz de tirar metas do papel é entendendo sua aspiração. Aspiração desejo profundo de atingir uma meta material ou espiritual, sonho e ambição. Ou seja, quem você quer ser e o que você quer atingir? Pense na sua vida como uma jornada, ela já está acontecendo.

Vamos visualizar uma pessoa que tem como aspiração ter uma vida livre, onde ela poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo sem dificuldades financeiras.

Como essa pessoa pode estabelecer suas metas?
Criando um planejamento que te aproxime da sua aspiração, do seu objetivo maior. Por isso metas de curto, médio e longo prazo funcionam.

Vamos visualizar uma forma de incluir seus objetivos de vida em suas metas por prazo.

Objetivos

  • Trabalhar de qualquer lugar do mundo
  • Escrever um livro
  • Estudar 3 idiomas
  • Viajar 2 vezes por ano
  • Participar de projetos sociais

Metas de longo prazo:

  • Trabalhar de qualquer lugar do mundo
  • Escrever um livro
  • Falar 3 idiomas

Metas de médio prazo:

  • Falar 1 idioma
  • Definir a história do livro
  • Encontrar diferentes formas de renda extra para seu estilo de vida nômada
  • Participar pessoalmente de projetos sociais

Metas de curto prazo:

  • Fazer uma consultoria financeira
  • Estudar sobre literatura
  • Definir próxima viagem
  • Escolher o primeiro idioma para estudar
  • Buscar projetos sociais que te interessem

Essas metas se aproximam dos objetivos de vida da pessoa, ou seja, no planejamento de longo prazo. Mas também entrarão outras metas no decorrer do caminho, que podem não ter nada a ver com o planejamento traçado a longo prazo, como:

  • Se matricular em alguma luta
  • Mudar de faculdade
  • Finalizar processo de passaporte

E por aí vai!

O importante é ter em mente que suas metas te aproximam de algum objetivo maior e as que surgirem no decorrer do caminho devido a novos projetos precisam ser avaliadas e inseridas no período mais adequado.

Espero que esse post te ajude a visualizar a melhor forma de estabelecer metas.

Compartilhe:

4 livros para quem deseja mudar hábitos em 2022

4 livros que vão te ajudar a mudar hábitos sem dor e praticando o autoconhecimento e autocuidado.

Como diz BJ Fogg em seu livro “A mudança é mais eficaz quando eu me sinto bem e não quando me sinto mal”.

Acreditamos por anos que a mudança de hábitos traz dor e que só seria possível aceitando ela. No entanto desconforto momentâneo não traz dor, mas movimento por sairmos da nossa zona de conforto.

É normal estranhar o novo, sentir dor, não.

Esses livros ajudam de maneiras distintas a incluirmos hábitos respeitando nosso limite, valores e rotinas.

Mude seus horários, Mude sua vida

Esse livro aborda cronotipo e fala sobre a importância de unirmos corpo e mente de acordo com os horários. É possível aproveitar mais os seus dias, evitar o estresse e ter mais saúde usando o seu relógio biológico.

Combinando a antiga sabedoria ayurvédica com as mais recentes pesquisas científicas na área da cronobiologia, Dr. Suhas Kshirsagar explica como sincronizar nossa programação diária com o ciclo natural de luz e, assim, fazer com que todo o sistema trabalhe com menos esforço.


Essencialismo

Sou grata ao universo por ter lido esse livro quando ainda estava na faculdade. O poder do essencialismo é real e eu sou a própria testemunha.

No livro você entende que fazer mais coisas em menos tempo não é sinônimo de produtividade, mas sim fazer as coisas certas no tempo ideal.

Dizer não, cumprir prazos, viver de maneira essencialista na sua vida e no seu trabalho muda sua relação com a rotina e o tempo.

“Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.”


Hábitos Atômicos

Esse livro reforçou tudo que eu ja entendia sobre hábitos, mas apresentou técnicas diferentes e simples de serem inseridas na rotina. É possível incluir qualquer hábito se voce souber usar os comportamentos que voce já tem ao seu favor.

Em 4 leis James Clear te ensina a criar um hábito bom e largar outros.

“Se enfrenta dificuldades para mudar seus hábitos, o problema não é você, é o sistema escolhido. Os maus hábitos se repetem sem parar porque você está usando o sistema errado, e não porque não queira mudar. Assim, suas limitações não são a complexidade de seu objetivo, mas a inadequação de seus sistemas.”


Micro-hábitos

E por último, minha leitura mais recente sobre o universo. Micro-hábitos torna qualquer hábito possível reduzindo ao menor esforço e sem contar com a motivação para executá-ló. As leituras de hábitos atômicos são complementares, apesar de abordarem técnicas parecidas, há máximas e leis diferentes em cada obra.

Vários exemplos reais de pessoas que mudaram suas vidas usando o método de Micro-Hábitos.

“Melhorar sua vida é muito mais fácil do que você imagina: basta pegar um hábito, reduzi-lo à última escala e descobrir onde se encaixa de maneira natural em sua vida para que ele cresça praticamente sozinho.”

Esses livros te ajudarão a reduzir hábitos ruins e implementar os que deseja. É possível transformar sua vida criando uma rotina criativa e com significado.

Uma rotina criativa envolve hábitos necessários, hábitos que te aproximam de quem você quer ser, hobbies, adaptação, flexibilidade, menos perfeccionismo e mais autoconhecimento. Livre-se da culpa e comece uma mudança agora.

Espero que esse conteúdo te encontre no momento certo.

Compartilhe:

7 passos para criar um ritual relaxante na hora do banho

Sempre falamos sobre a importância de incluir a pausa na rotina, mas nem sempre conseguimos controlar o desenrolar de um dia, que às vezes pode ser cheio de imprevistos e urgências.

Por isso, reforçamos o valor de criar rituais mesmo nas tarefas mais simples e habituais do nosso dia a dia, como a hora do banho.

Mas antes de te falar sobre o ritual para um banho relaxante, vou te explicar o que é um ritual.

Rituais na rotina

Todos nós temos atividades e hábitos que fazemos todos os dias e muitas vezes se não variarmos se torna engessado e entediante, mesmo sabendo da importância dele para nossa vida. Uma forma de tornar qualquer hábito ou atividade mais especial é criando um ritual para ele.

O ritual consiste em reunir outros micro comportamentos que te ajudam a atingir o objetivo central: realizar com leveza um hábito ou tarefa.

Ou seja, você pode criar rituais de relaxamento, leitura, banho, meditação, estudos e por aí vai.

Benefícios de incluir um ritual na rotina

  • Menos procrastinação
  • Mais momentos de pausa
  • Inclui o autocuidado na rotina
  • Se conecta mais com você
  • Torna atividades simples em momentos especiais
  • Prática o autoconhecimento

Como criar um ritual relaxante na hora do banho

  1. Saiba o que você vai fazer após o banho
    Caso você vá cozinhar, por exemplo, é melhor fazer antes. Se for para academia, vale pensar na temperatura do banho e se o objetivo é ler um livro deitada na cama, um banho quentinho te ajuda a relaxar.
  2. Escolha uma playlist gostosinha para te acompanhar
    Hora de ouvir aquela música que transmite leveza ou sons da natureza para aliviar o estresse e te conectar consigo mesma.
  3. Crie um clima intimista
    Esponjas, incensos e aromatizadores podem te ajudar bastante nesse momento, assim como a luz baixa. Se puder, acenda uma vela e desligue a luz do banheiro, sinta a energia do momento.
  4. Regule a água do chuveiro
    Dependendo de como você esteja se sentindo, a temperatura da água trará benefícios diferentes.

Banho com água quente:

  • Relaxa os músculos
  • Remove toxinas
  • Ajuda a dormir

Água fria:

  • Melhora a circulação
  • Diminui inflamações
  • Aumenta a energia e revigora
  1. Cuide do seu corpo
    Escolha o melhor sabonete, o melhor hidratante e cuide do seu corpo. Para esse momento indicamos o delicioso sabonete NIVEA PURE MILK Sensitive, que possui uma fórmula especial com a preciosa essência do leite e deliciosa fragrância que proporciona uma sensação de pele macia e hidratada durante e após o banho. Tem coisa melhor do que se abraçar quando a pele está macia?
  2. Use uma peça limpa e de tecido delicado
    Seja uma toalha ou um roupão, dependendo do clima, a finalização desse momento é parte crucial. Quando for se secar ou se vestir, se cuide com carinho, use uma toalha limpa e roupas leves.
  3. Pós banho
    Quer fazer skincare? Pode! Mas o foco aqui é o banho, pense em como irá finalizar esse momento.
    O antitranspirante NIVEA DEOMILK SENSITIVE, é um elixir da beleza que contém a preciosa essência do leite, capaz de proteger a hidratação das axilas. Indicado para peles sensíveis, ajuda a renovar a pele da axila irritada, mesmo após a depilação. Perfeito para uso diário.

Agora só descansar!

Repita o mantra:

Os momentos mais preciosos são os que estou em paz comigo mesma!

Compartilhe:

Sobrecarga mental x rotina das mães: O que você pode fazer pra ajudar

Desde que o mundo é mundo sabemos que as mulheres enfrentam de forma desigual, a concorrência à vagas de emprego quando disputadas com homens. Porém, mesmo tendo salários inferiores e menos contratações continuamos executando mais.

Desde que a pandemia começou esse assunto se tornou pauta importante em vários meios de comunicação, mas a realidade é que apesar de ser muito abordado as mudanças ainda não são visíveis. Continuamos fazendo duplas ou triplas jornadas, seja em casa, no trabalho ou em outros departamentos.

Basta 1h de conversa com uma psicóloga para entender que mulheres e homens possuem a mesma capacidade psicológica para desenvolverem as mesmas responsabilidade com tarefas de casa. O grande problema é a cultura em que fomos criadas. 

A função de ser multitarefa é nossa, seja em casa ou no trabalho. Somos nós as escolhidas para resolver problemas que os homens não tentam resolver. Em casa quem tá sempre se preocupando (em sua maioria) com a fralda que está acabando ou com o alergista que precisa ser marcado? somos nós. 

Não, não é um superpoder. É sobrecarga mental e falta de empatia. 

Como ajudar de alguma forma mulheres e mães que estão a todo momento fazendo mais do que deveriam ou dando conta de uma demanda que deveria ser dividida? 

A primeira coisa que quero te dizer é: tudo bem não ter feito nada até agora, o importante é o que você fará a partir deste post.

Como ajudar uma mãe

Evite pedir favores que você pode fazer sozinho

Eu sei, estamos acostumados a pedir ajuda para mães ou mulheres que resolvem problemas rapidamente (todas!). A questão é que quando você para uma mãe ou mulher para pedir ajuda quando você poderia pedir a outra pessoa ou se dedicar mais um pouco, você ajuda a aumentar a sobrecarga mental. Tipo quando um adolescente pede um casaco que tá no guarda-roupa, entende? Evite fazer isso. Se no seu trabalho, há alguma mãe e quase sempre o trabalho de ir na rua ou ajudar um estagiário fica pra ela — tendo outras pessoas aptas para fazer — comece a evitar.

Não elogie uma mãe por dar conta do que outra não dá

É importante reforçar: além de alimentar a rivalidade feminina você faz com que essa mulher acredite que dar conta de tudo à torna diferente e indiretamente ela liga produtividade a autoestima. Quando essa mãe não dá conta ela se sente incapaz e afeta diretamente a sua vida pessoal.

Não cobre uma mãe de lembrar compromissos banais

Num mundo não pandêmico, vocês marcaram uma birita, mas chegou o dia e ela esqueceu. Não jogue nela todo peso “você sempre esquece”, “você só marca”. Tente lembrá-la com antecedência, ela com certeza gostaria de ir, mas a vida de mãe é equilibrar muitas coisas ao mesmo tempo. Quando puder, facilite.

Eterna noção das suas responsabilidades

Se você mora com a sua mãe ou esposa, tente fazer o possível para se lembrar do que é sua responsabilidade. Por mais que você vá fazer assim que ela te lembrar, isso gera um desgaste infernal para nós. Na nossa cabeça repetir isso é como fosse mais fácil pegar e fazer, além de parecer que você esta fazendo um favor pra ela, ao invés de ser sua função.

Evite piadinhas de mau gosto

“Toda descabelada”, “Amiga, você tá igual mãe, hoje!”, “Só pode sair de dia, né?”, “Tá estressada?”.

Além de ser inconveniente, você reforça pensamentos preconceituosos de que mãe é desleixada, triste e deprimida, quando na real somos sobrecarregadas. Evite frases excludentes. Troque isso para “amiga, quer uma massagem?”, “O que aconteceu hoje?”, “Posso fazer algo pra te ajudar?” e se você não puder fazer nada disso, fique quiete. =)

Eu poderia criar uma lista enorme, mas pensei em listar apenas esses 5 tópicos e depois criar um novo conteúdo focando em “como ajudar mães”. Se você quiser sugerir algo, envie um e-mail para equipe@habitosquemudam.com.br. Vamos adorar ter sua colaboração.

Um beijo,
Laris 💛

Compartilhe:

Oi! Boas vindas ao Hábitos que Mudam

Larissa Rodrigues é publicitária, criadora de conteúdo e facilitadora de rotinas. Criou a comunidade Hábitos que Mudam, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre rotina, produtividade e mudança de hábitos de forma criativa e descomplicada para quem tem rotinas agitadas.

habitos-que-mudam-logo

O Hábitos Que Mudam começou buscando tornar simples o planejamento, organização e mudança de hábitos das pessoas. Hoje temos uma comunidade com mais de 350 mil pessoas fazendo mudanças incríveis em suas vidas.

RECEBA AMOR NO SEU EMAIL!