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Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

2021 se aproxima e uma das coisas que vocês mais me pedem é como montar um planejamento anual. Muitas pessoas não conseguem visualizar a vida com tanta previsibilidade, mas o que muitos não sabem é nem sempre você terá todos os seus objetivos detalhados, ainda mais quando você não sabe quais são os seus próximos passos ou quando depende de algum resultado. É normal que durante o planejamento você vá tendo noção de quais são os próximos passos e tarefas. Por isso é importante começar a se planejar para que você possa visualizar melhor.

Neste post Listei alguns pontos importantes para montar um planejamento anual e realizar mais.

  • Previsibilidade

Como disse anteriormente, você pode não saber em detalhes o que deseja realizar, mas é importante e eficaz prever o que você deseja para o ano. Um começo é conferir todos os seus compromissos, lançamentos, mudanças e datas importantes e com isso estipular a quantidade de metas e objetivos. Dependendo de como será o seu ano algumas coisas precisarão de mais tempo e não apenas 12 meses.

  • Metas do ano

Quais são as suas metas? estudar mais, melhorar a sua qualidade de vida, encontrar um novo emprego…
Quando falamos de meta não necessariamente precisamos listar o passo a passo, apenas quais são as suas prioridades de conquistas.

  • Clareza

Quando falamos de clareza, podemos pensar em dois pontos diferentes:
Clareza do que você lista como metas do ano e como você irá discorrer o seu plano de ação e clareza para revisar, detalhar e checar se as suas metas são possíveis para você.

  • Plano de ação

Agora que você possivelmente já identificou o que poderá ou não ser realizado, é hora de começar a agir.
Crie um plano de ação que envolva as suas metas e objetivos do ano e use como guia para determinar suas próximas tarefas.
Nesse post você pode aprender como criar um plano de ação.

  • Resiliência

Seja resiliente. Alguns objetivos são mais difíceis do que outros, confie na sua jornada. Volte ao inicio e reveja quantas vezes forem necessárias.

  • Visualize para realizar

Tenha esse plano de ação em algum lugar visível, um post it com as metas, um .PDF seguro na tela inicial do PC ou um mural de visualizações onde você pode reunir atualizações do seu processo. Claro, além de deixar tudo isso organizado num ambiente seguro: Planner, Trello, Notion etc.

Espero que esse post te ajude a planejar um ano incrível e cheio de realizações.

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Áreas de responsabilidade e foco

Você já ouviu falar nesse termo? 🙂

Se ainda não, senta que esse post vai esclarecer muitas dúvidas referente a organização e se você já conhece, aproveita para se aprofundar mais.

Conheci esse termo através do livro “A arte de fazer acontecer” do David Allen – do método GTD.

E desde então sinto que a vida flui melhor se você sabe quais são suas as suas áreas de foco, por tanto vamos ao significado.

O que são áreas de foco/responsabilidade?

Basicamente é uma forma de você dividir as áreas da sua vida no formato horizontal, onde você consegue visualizar com clareza quais áreas você possui e quais papeis você desempenha nelas.

David Allen chama de Horizontes de Foco os seis níveis em que devemos refletir para avaliar a nossa vida. Desse modo seguimos realizando ações e tarefas respeitando as prioridades. É é dentre esses 6 níveis que está a área de responsabilidade.

Com as áreas de responsabilidade você consegue avaliar se o que você exerce hoje está te aproximando ou não do que você buscar ser no futuro.

David diz que todos nós temos pelo menos 7 áreas de responsabilidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, mas isso não precisa ser um parâmetro, ainda mais se você estiver tendo contato com o termo pela primeira vez.

Segue um esboço das minhas áreas de responsabilidade ainda em desenvolvimento:

Também tenho um mapa mental com as minhas áreas de responsabilidade no trabalho e isso me ajuda a visualizar melhor. É mega importante ter em mente que as áreas de responsabilidade e foco de cada pessoa é particular. Você pode não incluir criatividade por exemplo, ou por numa ordem diferente. Depende dos seus valores e foco. Se desprenda do que o outro faz ou considera. 🙂

Espero que esse post te ajude e inspire a montar suas áreas de responsabilidade e que, de alguma forma, clareie sua mente e seu futuro.

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Sonhos x objetivos: como transformar um sonho num objetivo

Primeiramente preciso dizer que sempre fui uma criança muito lúdica e, consequentemente, me tornei uma adulta criativa e extremamente esperançosa. Adoro criar fanfics e finais diferentes para a minha própria história. Mas precisamos aprender a distinguir sonhos de objetivos o quanto antes para que possamos tirar projetos do papel.

Por isso quero começar esclarecendo o significado de sonhos.

O que significa sonho?

Ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias, pensamentos etc., que aparecem no decorrer do sono. Anseio ou vontade permanente, viva e constante: o sonho dele é ser cantor.

Tudo que sonhamos em realizar parece, muitas vezes, distante e isso faz com que deixemos de lado ao invés de trilhar um plano para atingir o objetivo.

Qual é o seu sonho?

  • Ser bem sucedida?
  • Ter uma casa própria?
  • Viajar o mundo todo?
  • Ser mãe?
  • Ser uma artista de sucesso?
  • Ter uma mansão na praia?

O que você tem feito para atingir esses objetivos? E o que você fará quando atingi-los?

A diferença de sonho para objetivo é que muitas vezes o sonho é algo extremamente distante e que você não consegue planejar como irá realizar, exatamente por nunca ter tratado como um projeto.

objetivo é aquilo que, ao pensar, precisa planejar e trilhar um caminho para atingir.

O que significa projeto?

Plano, planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.

Os seus sonhos podem variar, podem ser utópicos e muitas vezes tratados como algo lúdico. O que é muito bom…
É importante termos sonhos para o futuro e para o acaso.

Sonhos como: Iniciar faculdade, começar um curso, empreender, ter sua própria casa etc, precisam ter um objetivo claro para que você possa transformá-lo num projeto e definir quando e como começar.

Para daqui a 2, 3 ou 5 anos?

Tire os objetivos que são possíveis do campo de “sonhos” e transforme num projeto.

Você irá perceber que é bem menos difícil se planejar do que parece.

Para que o seu sonho se torne um objetivo, você precisará tratar como um projeto e estabelecer o nível de prioridade na sua vida. Vou te ensinar como fazer isso abaixo.

Como definir prioridade

Objetivos de longo prazo – Algo que você pensa que precisa fazer até o fim da vida. Muitas vezes algo mais abstrato ou que envolva uma construção ao longo do tempo. Ex: ganhar um prêmio Nobel, ser uma boa profissional, ter uma casa em Nova York, ser uma boa mãe etc.

Objetivos de médio prazo (3 a 5 anos) – Começar a morar sozinha, começar uma graduação, engravidar, comprar um carro…

Objetivos de curto prazo (de hoje a 2 anos) – Projetos que você pode começar agora, como: estudar inglês, tirar a carteira, mudar seus hábitos, contribuir para um instituição de caridade…

Tudo bem não saber exatamente onde cada objetivo/sonho se encaixa agora, mas é importante ter em mente que aqueles que são possíveis precisam se tornar projetos em andamento.

Espero que esse post sirva com um empurrãozinho. <3

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Como começar um projeto sem perder qualidade de vida

Como começar um projeto sem perder qualidade de vida

Quando iniciamos um novo projeto é normal deixarmos de lado alguns hábitos e hobbies e com isso vivenciamos a sensação de esgotamento antes mesmo de atingir a satisfação de tirar um projeto do papel.

Nesse post eu quero te ajudar a começar um projeto sem perder qualidade de vida.

Determine o tempo disponível para trabalhar nele

Comece determinando o tempo que você possui disponível. Se você trabalha por 8h e só possui o horário da manhã para tocar o projeto, lembre-se que a sua vida não envolve só isso. Reúna todas as atividades que você faz durante a semana e divida o tempo com o projeto.

Tenha um plano e siga firme as próximas ações

Você precisa gerenciar esse projeto em algum lugar. Tenha um planner ou gerenciador de tarefas (indico mais) e reúna quais serão as próximas ações e siga firme nas execuções. Mas quando for listá-las, não se esqueça de praticar o autoconhecimento e verificar se cada tarefa é possível e realizável.

Crie prazos possíveis

Sempre tenha em mente que as coisas podem acontecer e atrasar. Crie prazos possíveis, reais e que suportem possíveis imprevistos.

Faça uma análise SWOT e tenha previsibilidade

Quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças? entenda com antecedência o que você poderá enfrentar.

Exemplo do Agendor ligado ao nicho de software:

Não antecipe tarefas que não precisam de antecedência

Vamos relembrar: esse post é pra te ajudar a tocar um projeto sem perder qualidade de vida, tá?
Antecipar tarefas é sempre MUITO bom, nos permite ter mais tempo livre, mas se você não quer se sobrecarregar e perder qualidade de vida, precisa tomar cuidado com isso. Se essas tarefas estão dentro do prazo e não precisam ser executadas com urgência, não se sobrecarregue à toa.

Tenha um dia de folga para revisar o andamento de tudo

Tenha um dia na semana ou no mês para não tocar tarefas, apenas revisar tudo e analisar como anda o projeto.

Certifique-se se você é a pessoa adequada para determinada tarefa

Tá há muito tempo tentando executar alguma tarefa ou tá tentando terminar um artigo e não consegue finalizar? Talvez seja o momento de pedir ajuda ou contratar alguém para te auxiliar.

Sempre que possível delegue!

Começar um projeto nos causa ansiedade, agitação e muitas vezes perdemos o controle. Seja quando por empolgação nos doamos demais e perdemos qualidade de vida ou quando estamos inseguros e/ou procrastinando e perdemos tempo de qualidade, sabe?

No final é a quase a mesma coisa, mas são por estímulos diferentes.

Espero que esse post te ajude a começar seu projeto sem comprometer sua qualidade de vida! 🙂

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Três ferramentas para te ajudar a tirar um projeto do papel

Como tirar um projeto do papel

Se você tem muitas ideias e não sabe como começar a trabalhar nelas essas dicas irão te ajudar.

Primeira coisa que você precisa saber é: ideias não brotam do chão, beleza?

Não é possível encontrar uma ideia sem estimular seu cérebro a pensar nisso, você precisa reunir estímulos, técnicas e métodos para te ajudar nisso.

Por isso neste post vou compartilhar com você algumas dicas de como começar um projeto, seja ele grande, pequeno, pessoal ou um empreendimento.

Permita que as ideias entrem.

Mapa mental

Mapa mental é uma técnica utilizada para reunir ideias diversas sobre variados assuntos. Você põe no centro o nome do projeto e vai puxando setas e escrevendo possíveis temas.

Veja o exemplo desse mapa mental simples dos assuntos do Hábitos:

Benefícios do Mapa mental

  • É possível solucionar problemas
  • Ter insights
  • Encontrar oportunidades
  • Organizar informações
  • Ligar pontoa
  • Memorização

Essa pra mim é a ferramenta inicial para qualquer projeto. É aqui que eu realmente vejo se é viável e se eu me conecto com o assunto.

Brainstorming (chuva de ideias)

No Brainstorming o objetivo se parece bem próximo do Mapa Mental, mas diferente de reunir ideias referentes a diversos assuntos no Brainstorming você deixa vir o que tiver na mente.

Como eu te aconselho a fazer isso:

Escolha um dos assuntos definidos no mapa mental e faça um brainstorming dele e vá anotando frases, livros, ideias e qualquer outra coisa que surja na sua mente.

Você pode fazer o brainstorming antes do mapa mental e depois.

Antes para deixar vir os temas centrais que não estão tão claros na sua cabeça ainda e depois para possíveis ideias que você deseja discutir/abordar.

Benefícios do Brainstorming

  • Solução de problemas de forma ágil
  • Deixa a mente fluir de forma livre
  • Aumento do desempenho profissional
  • Evolução da comunicação, caso haja mais pessoa no projeto

É impressionante o poder da mente quando você deixa ela trabalhar livre e de forma criativa.

Caso queira conhecer formas diferentes de fazer um brainstorming, leia esse post da Rock Content.

Para reunir, organizar ideias e começar

Te aconselho a ler esse post sobre ferramentas para plano de ação.

Kanban

A ideia do Kanban é dividir as tarefas em três blocos diferentes:

  • Fazer
  • Fazendo
  • Feito

Caso você queira fazer no papel, post it ou num quadro, basta determinar cores diferentes e escrever como anda cada tarefa, assim você pode ir trocando-as de lugar conforme o projeto for desenvolvendo.

Algumas ferramentas já possuem esse visualização Kanban, como Trello e o Notion.

Veja o exemplo no Trello:

 

Para baixar esse template disponibilizado pela Like a CEO clique aqui.

Benefícios do Kanban

  • Facilita a visualização para outras pessoas envolvidas no projeto
  • Ajuda a solucionar problemas através da visualização
  • Otimiza o tempo
  • Torna o planejamento mais eficaz e visual

Espero que esse conteúdo te ajude a organizar suas ideias e tirar algum projeto do papel.

Tem alguma dúvida ou elogio? deixa aqui, vou amar ler! 🙂

Beijos,
Lari!

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Desmitificando o propósito de vida

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Esse post é pra te deixar calma se você acha que ainda não encontrou o seu propósito.

Recentemente surgiram muitos livros, frases, páginas e pessoas falando sobre propósito de vida e que para que sua vida tenha abundância será preciso encontrá-lo.

Mas esse pensamento, apesar de muitas vezes genuíno, trouxe pra algumas pessoas um sentimento de frustração.

Considerando a realidade do Brasil, poucas pessoas vivem de fato que gostam, além de não ser apenas isso o fator determinante para que uma pessoa se sinta satisfeita no que faz.

Pode ser que você esteja no emprego dos seus sonhos, mas more longe do trabalho ou não receba o que considera necessário, tenha que ligar com uma equipe complicada e um chefe que não lidera tão bem.

Olhando por essa ótica estamos visualizando a vida de uma pessoa que está onde gostaria, mas pode enfrentar algumas situações que a desmotivem.

Mas se olharmos para a realidade – onde a maior parte da sociedade não realiza o que gostaria simplesmente por falta de oportunidade – esse debate ficará ainda mais complexo.

Por isso, muitas pessoas se sentem distantes de seus propósitos.

Mas esse post veio pra te mostrar que, muitas vezes, você está realizando coisas com propósito, mas está tão vidrada em algo maior, que deixa de nota-las.

Significado de proposito

  • Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida.
  • O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo: ele tinha péssimos propósitos, por isso, foi à falência.
  • O que se quer fazer; aquilo que se tem intenção de realizar; resolução.

Esses são alguns significados para propósito.

Agora se responda:

  • Quantas coisas você fez com muita vontade?
  • Quantas vezes você intencionou algo e alcançou?
  • Reflita sobre algo que você já pensou em fazer por um prol maior?

Quase todos nós temos mais de uma coisa para citar.

Por tanto, chega a ser limitante pensar que nós não temos propósito.
Temos propósito para diversas coisas diferentes, mas algumas pessoas ainda não encontraram o grande propósito que move sua vida.

Tem algum problema nisso? Nenhum! Contanto que você continue realizando tarefas e atividades que tragam significado, mudança e expansão da sua consciência.

Aos poucos vamos nos encontrando no que fazemos.

O seu tempo não é o mesmo do outro e tá tudo bem.
Diferente do nossos valores, o propósito pode e vai mudar em determinados períodos.

Se acolha e aja de acordo com o que você sente. Crie planos e execute.

Inclusive, se você estiver buscando tirar um projeto do papel te aconselho a ler esse post.

Comenta aqui o que você achou deste post e se chegou em boa hora na sua jornada.

Beijos, Lari. 💜

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Plano de ação: conheça a 5W2H e Meta SMART

O que é

O plano de ação é uma ferramenta usada para atingir o objetivo de determinado projeto, cumprir metas, acompanhar o andamento de tarefas e traçar novos passos. É uma ferramenta que estará sempre disponível e pode ser usada para diferentes segmentos da nossa vida. Estudos, trabalho, afazeres de casa, projetos pessoais e profissionais.

Para que serve

O plano de ação serve para te ajudar alcançar objetivos nos seus projetos de forma alinhada e planejada.

Como começar

  • Defina o seu objetivo
  • Planeje a execução
  • Crie prazos possíveis
  • Liste as tarefas e subtarefas
  • Execute
  • Acompanhe andamento

Como criar

Se você jogar no Google encontrará diversas técnicas para criar o seu plano de ação, mas as que eu uso e recomendo são:

  • 5W2H
  • SMART

5W2H

Essa ferramenta surgiu no Japão, criada por profissionais da indústria automobilística durante os estudo de qualidade total. A finalidade da técnica 5W2H é auxiliar na elaboração de planos de ação, como uma espécie de check-list. Deste modo é possível ter mais clareza na hora de executar as atividades e tarefas. É uma das técnicas mais eficazes quando o assunto é planejamento e elaboração de projetos.

Como montar

Responda as perguntas:

  • What: o que fazer
  • Why: por que fazer
  • Where: onde fazer
  • When: quando fazer
  • Who: por quem será feito
  • How: como será feito
  • How much: quanto vai custar.

Exemplo:

  • What: o que fazer
    R: Criar um podcast
  • Why: por que fazer
    R: Para levar conteúdo em diferentes formatos
  • Where: onde fazer
    R: Nas plataformas de stream
  • When: quando fazer
    R: Em 2021
  • Who: por quem será feito
    R: Por mim
  • How: como será feito
    R: Com áudios gravados por um microfone abordando assuntos relacionados ao Hábitos
  • How much: quanto vai custar
    R: Um profissional de edição de áudio e o investimento único no microfone

SMART

Criada pelo pai da administração, Peter Drucker A ferramenta SMART é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de projetos.

A sigla SMART remeta as palavras specific, measurable, attainable, relevant e time.

Cada uma dessas palavras é um critério que a meta deve preencher.

  • Específica
    A meta precisa ser bem definida e clara.

Ex: Falar inglês.

  • Mensurável
    Deve ser representada por um número, para que você possa medir a eficiência em alcançar a meta.

Exemplo: 12 meses

  • Alcançável
    A meta deve ser alcançável, ou seja, possível de ser conquistada.
  • Relevante
    Precisa ser importante para você, sua equipe e seus projetos.

Exemplo: Encontrar emprego em diferentes áreas

  • Temporal
    A meta deve ter um prazo estabelecido.

Exemplo: Concluída até 2021.

Como disse no inicio se você jogar no Google irá encontrar diferentes formas de começar um plano de ação, mas te indico essas duas para fazer o seu primeiro.

Como fazer

Você pode usar uma planilha, quadro nas ferramentas digitais (trello, notion etc), mapas mentais ou papel e caneta para começar o seu plano de ação.

Ele será o responsável por assegurar que tudo o que você planeja seja alcançado.

Dica:
Preveja possíveis atrasos, imprevistos e avalie se você é realmente a pessoa certa para executar determinada tarefa – caso seja um projeto profissional.

Espero que esse post te ajude!

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Rituais: o que são e como criar um ritual na sua rotina

Rituais na rotina: o que são

 

Entende-se ritual como:

Ritual é o conjunto de práticas consagradas por tradições, costumes ou normas, que devem ser observadas de forma invariável em determinadas cerimônias.

No sentido figurado ritual é uma rotina, aquilo que habitualmente se pratica, é um estilo usado no trato entre as pessoas ou situações da vida.

Quando temos rituais na nossa rotina?

Os rituais na rotina acontecem muitas vezes de forma involuntária, você faz algumas atividades repetindo alguns padrões.

Qual a diferença entre rotina e ritual?

Rotina é aquilo que é feito em sequência e diariamente, mesmo que em algumas circunstâncias você intercale dias e horários. Já o ritual é uma forma de tornar seus hábitos e atividades mais prazerosos e com isso incluí-los na rotina.

O que compõe um ritual

  • Gatilho
    Qualquer coisa que atina e faz disparar um processo ou uma reação como lembrete.
  • Estimulo
    Aquilo que anima, que incita à realização de algo.
  • Ação
    Disposição para agir; atividade, energia, movimento.

Como montar um ritual que combine com você

Primeiro você precisa ter em mente que um ritual precisa ter hábitos que deem gatilho e estimulem de forma fluida e positiva uns aos outros.

Como criar um ritual

Reúna processos e hábitos que fazem uma determinada atividade fluir.

Exemplo:

Ritual matinal

  • Se alongar
  • Vestir a roupa de ginástica
  • Beber um copo de água
  • Pôr uma música
  • Meditar
  • Atividade física: yoga, caminhada etc

O objetivo final é incluir uma atividade física na rotina, para isso criamos um ritual que estimule logo ao acordar.

Você pode criar rituais pra diversas coisas:

  • Para ler
  • Para trabalhar
  • Para cozinhar
  • Para dormir
  • Para tomar banho
  • Para ter um momento romântico
  • Para brincar com os filhos

E não necessariamente será feito sempre, mas sim quando necessário.

Espero que esse post tenha te ajudado.

Se ficou alguma dúvida fala comigo.

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Tarefas invisíveis: por que sempre acho que fiz menos do que deveria?

Nesse post você entenderá o porquê sempre parece que fez menos do que deveria, quando na real fez muita coisa que você não precisava ou não sabia.

Quero dizer que esse post tem muito a ver com a série de miniaulas “Mapeando sua Rotina” que fiz no Instagram, se você quiser assistir, clique aqui.

Quantas vezes você teve a sensação de que fez menos do que deveria?

Muitas!

Estamos sempre correndo contra o tempo e gerenciando mais tarefas do que poderíamos ou deveríamos e a maioria das pessoas nem entendem o porquê isso acontece.

Esse fenômeno nada raro acontece com todos os seres humanos pelo simples fatos de não sermos organizados e não deixarmos nossa mente livre de preocupações, sejam elas grandes ou pequenas.

E é ai que surgem as tarefas invisíveis.

Tarefas invisíveis

Termo normalmente utilizado para atribuir a quantidade de atividades invisíveis feitas pelas mulheres em comparação aos homens.

Mas no contexto do Hábitos que Mudam, definimos Tarefas invisíveis como:

  • Tarefa que você passa na frente de outra mais importante
  • Tarefa que está fora do seu planejamento
  • Tarefas que você já faz em modo automático e não inclui no seu planejamento, ou seja: vive como se ela não levasse tempo.

Exemplo de tarefas invisíveis

que você passa na frente de outras

  • Ligações
  • Passar na farmácia
  • Fazer um favor para alguém
  • Aceitar uma reunião de última hora.

Ocupam tempo e muitas vezes você não anota e não entende por que o seu dia não rendeu.

Tarefas fora do seu planejamento/modo automático

  • Se maquiar antes de ir trabalhar
  • Tarefas domésticas que você faz de forma aleatória, como: lavar a louça da janta na manhã seguinte
  • Preparar o almoço (quem tá de home office tá sentindo isso)
  • Escolher a roupa de ir trabalhar
  • Editar vídeo antes de postar nas redes sociais
  • Estender roupa… para mães existem inúmeras dessas…

As tarefas invisíveis variam muito, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Na vida pessoal elas ficam sortidas, como vimos a cima.
Podem ser: lavar roupa, passar na farmácia ou o tempo que ficou ligando para operadora de telefone.
Já na vida profissional, as tarefas invisíveis estão relacionadas a falta de alinhamento nos processos de um projeto.

Exemplo:

Desejo abrir uma loja de doces

Dentro desse projeto existem inúmeras tarefas antes mesmo de “abrir uma loja de doces”. Para que você não seja engolida pelas tarefas que ficam ocultas, é necessário criar um planejamento seguro para acompanhar a execução delas.

É por conta das tantas tarefas invisíveis que muitas pessoas acreditam que procrastinam o dia todo. Pode ser procrastinação? pode! Mas também pode ser falta de planejamento.

Exemplo de algumas tarefas desse projeto:

  • Onde será a loja
  • Terá delivery?
  • Quais doces vamos vender
  • Contratar design
  • Montar loja nas redes sociais

Se você der nome a cada tarefa, elas vão ocupar espaço na sua mente e te roubar tempo sem você perceber.

Exercício

Liste todas as tarefas que você faz por dia e deixe sua mente te lembrar das que você não anota

  • Preparar o café
  • Ligar para sua mãe
  • Brincar com o cachorro
  • Decidir um filme
  • Comprar desodorante
  • Regar plantas
  • Separar roupas brancas e coloridas para lavar
  • Reunião de equipe que surgiu no dia

A lista vai variar.

Depois tente encaixar um dia para cada uma essas tarefas e, se elas forem diárias, comece a determinar quando elas serão executadas.

Sua visão de “não fiz nada” pode mudar muito!

Espero que esse post te ajude! <3

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Como incluir um hábito novo na sua rotina

Como incluir um hábito novo na sua rotina

Todo mundo quer começar uma atividade ou hábito novo, mas quase ninguém sabe o momento adequado para incluir essa atividade na rotina.

Alguns hábitos são mais fáceis de incluir, como: ler 5/10 páginas por dia.
Se você quiser, você até consegue dar um jeitinho.

Mas e os mais complicados?

  • Ler 1 livro por semana
  • Fazer exercício 4 vezes na semana
  • Estudar inglês todos os dias (em qual momento?!).

Nem todo hábito que você deseja ter na vida, cabe na sua rotina hoje. E tá tudo bem! O melhor a fazer é saber isso com antecedência e definir o momento certo para cada coisa. Quando você descobre que tipo de rotina é a sua e como começar a ter uma, fica mais fácil entender o que cabe e o que não cabe na sua vida hoje.

Algumas pessoas estudam o mercado financeiro como um hobby/hábito. Para obter essa informação e entender como anda o mercado não é preciso ter um super tempo disponível, basta minutos lendo as notícias. Mas para pôr em prática é preciso revisar, resumir avaliar…

Lê-se por em prática como:
Entender sobre a bolsa, investir, comprar ações etc.

começar um novo hábito exige muito autoconhecimento e mapeamento de rotina.

Mapeie sua rotina

Se você não sabe o que é o mapeamento de rotina, possivelmente não sabe quais são as tarefas e atividades que você realiza. Leia esse post e descubra em qual momento você tem tempo livre para executar um novo hábito ou atividade.

Para te ajudar a incluir uma nova atividade na sua vida, desenvolvi um questionário de como incluir um novo hábito.

Baixe o PDF clicando na imagem:

Responda esse questionário sempre que quiser incluir um novo hábito.

Autoconhecimento e hábito novo

Antes de decidir começar qualquer hábito avalie com calma se você está realmente disposta e preparada para começar determinada atividade, se ouça, se escute e não faça nada com base na realidade de terceiros.

Não é porque fulano faz meditação e yoga que você precisa fazer igual, ok? Pense o que cabe na sua realidade e o que você faria com prazer.

Escolha com calma e paciência. Lista as possibilidades, os prós e contras e os benefícios.

Responda esse questionário sempre que quiser incluir um novo hábito e marque o @habitosquemudam.

Beijos!

 

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Oi! Boas vindas ao Hábitos que Mudam

Larissa Rodrigues é publicitária, criadora de conteúdo e facilitadora de rotinas. Criou a comunidade Hábitos que Mudam, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre rotina, produtividade e mudança de hábitos de forma criativa e descomplicada para quem tem rotinas agitadas.

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O Hábitos Que Mudam começou buscando tornar simples o planejamento, organização e mudança de hábitos das pessoas. Hoje temos uma comunidade com mais de 350 mil pessoas fazendo mudanças incríveis em suas vidas.

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