habitos-que-mudam-logo

O Blog

Rotina Criativa: Itens e hábitos que ajudam a ter mais prazer na rotina

Passamos muito tempo com medo de encarar a realidade: precisamos ter uma rotina que funcione de forma individua Mas a questão é: por que não gostávamos de rotina? Se você quiser entender mais sobre rotina te aconselho a ler esse post aqui. Mas de forma resumida não gostávamos do que conhecíamos como rotina: horários, tarefas repetidas e vida sem criatividade, apenas expectativas para o final de semana.

Antes de listar os itens primeiro vamos te contextualizar sobre o termo rotina criativa.

O que é Rotina Criativa

Rotina criativa é sobre ter uma rotina com significado e afeto onde tarefas necessárias são feitas, hobbies são incluídos e hábitos bons são realizados de forma natural e sem agressividade. Rotina criativa é o que as pessoa consideradas “mais felizes” faziam se nomear. Pessoas que buscam equilíbrio, liberdade e espaço para fazer o que quiser sem desrespeitar compromissos e hábitos diários.

O que compõe uma rotina criativa?

Não existe uma fórmula igual para todos, cada um reúne itens necessários para a sua. As vezes você não consegue listar de imediato, mas se for analisando cada dia vai perceber o que faz diferença pra você. Mas basicamente reúne: Organização, planejamento intuitivo, ritual, tarefas essenciais, hobby e micro hábitos.

Se você não sabe o que é ritual na rotina, lê esse post aqui.

Itens e hábitos que ajudam a ter mais prazer na rotina

Essa é uma lista pessoal, mas que também é quase o que a maioria das pessoas aprenderam a incluir na rotina nesses últimos meses, pelo menos no Hábitos que Mudam.
A ideia da rotina criativa é te trazer prazer nos dias, mas isso não significa que aja um desafio ou outro.

meus hábitos, Hobbies e itens indispensáveis

  • Ler

    Algumas pessoas consideram ler um hobby, já outras leem por hábito – estão sempre lendo. Existe algum padrão definido para como nomear a leitura na sua rotina? também não! Cada pessoa interpreta de um jeito. Quem tem menos tempo livre costuma tratar a leitura como hobby, já quem lê todos os dias há muito tempo chama de hábito.

    Pintura, Bullet Journal e organização criativa

    Há algum tempo eu considero organização e planejamento semanal  um hobby e o motivo é bem simples: nesse momento aplico a arte terapia. Uso adesivos, cores e itens que façam a minha rotina semanal funcionar como um diário. Isso é necessário? talvez pra você não, mas pra mim sim e já pratico isso há 5 anos, te indico muito!

  • Regar e cuidar das plantinhas

    Posso e devo admitir que tenho negligenciado esse cuidado nos últimos meses e me senti bem triste, pois é algo que me conecta com a natureza – já que vivo na selva de pedras – mas é um hábito que cultivo há alguns anos e tê-las perto de mim me deixa bem mais feliz.

  • Pausas para o café

    Pra mim é um hábito simples e que qualquer pessoa pode manter e é um forma natural de incluir pausas no dia. Não precisa ser café, pode ser chá. Aproveito a hora da manhã para preparar o café lendo notícias e checando o e-mail, depois de pronto sento e relaxo o corpo. Já na parte da tarde preparo um café após realizar uma tarefa e aproveito pra manter o corpo em movimento e beber mais água.

    • Yoga

      Yoga entrou no top hábitos da minha lista. Faz quase dois anos que pratico pelo menos 4x na semana e sinto um tremendo prazer. Claro que em alguns dias bate uma preguicinha, mas não é sempre que deixo me vencer.

    • Meditação

      Antes de começar o yoga eu já meditava, acredito que há 7 anos. Medito antes de começar o dia e em alguns dias que a ansiedade aflora, medito antes de dormir.

    • Velas aromatizadas

      Velas me acompanham em muitos rituais na rotina. Quando consigo trabalhar do escritório acendo uma na mesa e quando estou precisando de um banho relaxante com direito a música e banho de ervas, também acendo uma pra perfumar e deixar uma iluminação mais intima. Cês curtem? Me contem!

    • Diário

      A minha meta é por pra fora aquilo que me aflige ou me deixa contente. Não me obrigo escrever páginas inteiras, apesar de ser louca para implementar as morning pages. No fim do dia eu escrevo no Ipad ou no meu diário, depende do que estiver mais perto e me sinto aliviada só de escrever uma linha.

Claro que há outras coisas que compõe minha rotina como ouvir música na rede, call com uma amiga com direito a vinho, netflix e afins, mas são essas coisas que eu não troco por nada e sei que muitas de vocês também não.

Espero que essa lista te inspire! Me conta aqui seus itens indispensáveis ou no post do Instagram.

Compartilhe:

Como criar uma rotina criativa com filhos

Alguns temas são pautas em quase todas as conversas no Instagram e um deles é a rotina com crianças pequenas. As mães são sempre negligenciadas pela sociedade e por isso vivem rotinas engessadas e repletas de obrigações. Algumas por falta de rede de apoio e outras por terem apenas – esquecido – como é criar um ritual que faça bem a si mesma.

Dentre essas duas opções, qual grupo você pertence? 🙂
Se a resposta for meio a meio, tá tudo bem também.

Não consigo criar uma rotina criativa, o que fazer?

A primeira coisa que eu preciso te dizer é: não tente abraçar o mundo! Esse conselho vai te evitar frustrações futuras. Seja clara com os seus objetivos e exija produtividade apenas nos momentos necessários.

Para nós, mães, a rotina não funciona muito com horários certinhos todos os dias, principalmente se tiver criança pequena. Mas é importante dizer que crianças só funcionam com rotina caso as de seus pais sejam parecidas.

Para criar uma rotina criativa se responda:

  1. Quais atividades eu quero e posso incluir na minha rotina de mãe?
  2. O que eu preciso mudar ou remover para ter uma rotina melhor?
  3. Tenho pessoas que possam me ajudar?
  4. Quando tenho tempo livre?
  5. Qual é a minha prioridade neste momento?
  6. Quais hábitos eu preciso incluir na minha rotina e na do meu filho?
  7. As pessoas que dividem a casa comigo me ajudam nisso? (caso tenha)

São perguntas básicas mas que te ajudarão a perceber que talvez você não esteja conseguindo se exercitar por 1h porque está cansada e neste momento opta por dormir. Uma solução é escolher uma atividade que funciona de 2 a 3 vezes na semana e por um curto tempo. Lembre-se: devagar também é movimento.

Caso você queira acordar mais cedo, mas não consegue porque dorme tarde com o filho, tente criar uma rotina do sono que funcione para você e pra ele. Não é fácil, mas ajuda bastante.

Como incluir os filhos na rotina criativa

Quando o assunto é maternidade, muitas vezes eu tento fugir e a razão é simples: cada mãe sabe como criar seu filho. Mas como mãe e facilitadora de rotinas há coisas que podem te ajudar a lidar melhor com a rotina incluindo seu filho.

O ponto principal é: Se as atividades que você deseja fazer não são feitas por falta de rede de apoio, como você poderá mudar isso? Creche, babá, pedir ajuda a uma amiga etc. Eu sei, tem o fator dinheiro e talvez você não possa agora, mas é importante começar a criar um planejamento que suporte isso.

Muitas mães têm medo de por seus filhos em creches e não é pra menos, mas é deste modo que conseguimos o mínimo de tempo quando não se há rede de apoio ou um pai assumindo sua função.

Caso você esteja passando por longos períodos com seu filho, aqui vai algumas dicas para incluir seu filho na rotina criativa.

  1. Tenha horário para ele e pra você
    Se você se esforçar para criar rotina e ritual pra vocês aos poucos conseguirá aproveitar algumas sonecas dele ou um momento em que a criança estiver mais entretida para fazer uma atividade importante pra você.
  2. Converse com a criança sobre as atividades que você realiza
    Subestimamos a capacidade de entendimento das crianças, mas a verdade é que muitos entendem cada passo que a mãe dá. O Gael, meu filho, tem 3 anos e já sabe que às 7h eu faço yoga. Ele está acordado vendo desenho e as vezes vai lá, senta, conversa, mas não atrapalha a atividade. Aos poucos ele aprendeu e passou a respeitar. Claro que cada dia é um dia.
  3. Crie atividades com eles
    Crianças adoram novidade e ao invés de tentar tirá-los dos ambientes inclua eles. Seja o momento de cozinhar, dançar ou até pegar um solzinho na varanda. Explique o que é e crie um cenário que ele se encaixe.
  4. Ensine de forma lúdica o que é a rotina
    Se você quer que seu filho entenda o que é rotina, explique pra ele sobre quando o sol nasce, quando a noite chega e o porquê dormir mais cedo. Isso vai te ajudar a criar rituais sem choro e com prazer.

Crianças são seres cheios de personalidade desde bem bebês e por isso possuem suas vontades. Alguns dias querem e outros não, cabe a nós, adultos, aprendermos a lidar sem deixar isso dominar nosso humor. Assim como nós alguns dias eles cooperam e outros não. Com o passar do tempo e com a sua insistência você irá aprender a lidar melhor com o horário do seu filho e com o seu.

O mais importante é conversar, criar ritual e rotina. Aos poucos você irá entender como funcionar e como dar conta do que é necessário.

Lembre-se: você NÃO precisa dar conta de tudo.

Se o seu filho tiver pai vivo cobre dele o dever de assistir a criança. Caso seja impossível busque uma rede de apoio, seja na internet ou na família.

Aos poucos você irá criando uma rotina que funcione pra ambos, com prazer, amor e criatividade. <3

Compartilhe:

Produtividade tóxica: quando a quantidade vale mais que a qualidade

Produtividade tóxica: quando a quantidade vale mais que a qualidade

A palavra produtividade surgiu em 1766 através do economista francês François Quesnay.  Mas só tomou força em 1908, quando Henry Ford diminuiu a carga de trabalho para oito horas diárias e dobrou os salários.
Estamos falando de apenas 113 anos atrás.

Após quase 70 anos, com o surgimento de novos métodos desenvolvidos pela japonesa Toyota, o Fordismo se tonou menos eficaz.

Focando no trabalho em equipe, regimes flexíveis e a descentralização de decisões os engenheiros da Toyota perceberam a fórmula  que ajudava a diminuir o desperdício.

Foi um engenheiro da Toyota que deu origem ao Kanban que mais tarde se tornou o Método Kanban.

Com o passar dos anos mais técnicas e ferramentas são utilizadas com o intuito de aumentar a produtividade, no entanto, o foco não é aumentar, mas sim fazer melhor o que é essencial mesmo que com menos recursos.

Vivemos momentos de produtividade diariamente, mas com a intensa demanda e urgência das coisas pouco nos damos conta. Como:

  • Responder e-mails sem precisar sentar num computador;
  • Alterar uma arte em aplicativos de design;
  • Pagar um fatura através de um aplicativo;
  • E descobrir diversas formas de fazer um mesmo bolo só pesquisando através do celular.

Tá tão arraigado na nossa vida que pouco nos damos conta.

E é nessa hora que percebemos que tornamos o que era bom, ruim. Criamos metas irreais, nos frustramos mesmo fazendo tudo que foi necessário, comparamos nossas conquistas com as dos outros e medimos nossa produtividade com base em quantidade.

Nesse post minha ideia é trazer pra você algumas informações sobre produtividade.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PRODUTIVIDADE

  • É a capacidade de produzir algo com menos recursos.
  • Todos somos produtivos e temos picos e dias de produtividade.
  • Nós não devemos buscar fazer mais, executar mais, mas sim fazer o que é essencial.
  • Ser eficaz, atenciosa e focada em fazer coisas com menos esforço e a mesma qualidade.

QUANDO A PRODUTIVIDADE SE TORNA TÓXICA

  • Quando focamos na quantidade de coisas executadas ao invés na qualidade da entrega.
  • Quando trabalhamos por mais horas e acreditamos estar num dia produtivo mesmo que isso custe horas de sono.
  • Quando sua régua passa a medir produtividade com uma realidade totalmente diferente da sua.
  • Quando nosso foco passa ser o outro: trabalhar mais para alguém, estudar mais do que se aguenta porque alguém determina, manter uma casa extremamente organizada por medo de julgamentos etc.

O QUE TE AJUDA A TER MAIS MOMENTOS PRODUTIVOS

  • Valorizar o sono e dormir o necessário;
  • Alimentação e hidratação do corpo;
  • Manter hobbies e hábitos mesmo em dias mais lotados;
  • Ter pausas e momentos necessários para respiro;
  • Clareza em tarefas essenciais.

Espero que esse post seja esclarecedor pra você e que te ajude a encontrar o eixo entre as extremidades.

Para mais conteúdos sobre planejamento, projetos, produtividade, autocuidado e organização siga o Hábitos no Instagram. 💛

Compartilhe:

Who run the world?

Who run the world?

No Dia da Mulher, nós que falamos sobre hábitos, planejamento e rotina e temos um projeto com 97% do público feminino, temos muito o que dizer.

Não deveríamos mais explicar o sentido do Dia da Mulher, mas como a sociedade ainda vende esse data como comercial, precisamos falar da luta. Da nossa luta.

08 de março

Caso você não saiba muito, segue uma breve descrição desse dia:

O Dia Internacional da Mulher é uma data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Simbolizada pela luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Após décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa, o dia foi de fato oficializado. Há inúmeras histórias ligadas ao dia 08, mas nada que de fato remeta a data escolhida, mas sim aos diversos acontecimentos.

Who run the world?

Escolhemos alguns temas para abordar hoje:

  • Mulheres são mais impactadas na Pandemia
  • O trabalho invisível das mulheres
  • Alta performance: por que mais homens?

Mulheres são mais impactadas na Pandemia

Em março de 2020, assim que a Pandemia explodiu, inúmeras pessoas passaram a trabalhar remotamente, tanto homens quanto mulheres.

  • No entanto, segundo pesquisa, 72% das mulheres passaram a monitorar ou cuidar de alguma pessoa.
  • E com aumento da demanda, a participação das mulheres no empreendedorismo diminuiu. Com o aumento das tarefas e a sobrecarga, a presença das mulheres no empreendedorismo diminuiu consideravelmente, segundo o Sebrae.

No 3º trimestre de 2020 havia, segundo o Sebrae, cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente de 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%).

  • Mais de 7 milhões de mulheres precisaram deixar seus empregos. 2 milhões a mais que os homens. Resultando no aumento de 20% da violência doméstica, segundo dados.

Poderíamos escrever muito mais sobre o impacto da pandemia na vida das mulheres, mas basta jogar no Google que vemos o quanto somos nós quem sofremos por qualquer mudança global.

O trabalho invisível das mulheres

Um estudo feito pelo IBGE mostrou que em 2019 as mulheres dedicaram 10,4 horas por semana a mais que os homens aos afazeres da casa. E com a chegada da pandemia do COVID esses números claramente só aumentaram, como vimos a cima.

Não falando apenas das tarefas domésticas, mas considerando também as tarefas do trabalho.

Quantas vezes presenciamos mulheres sendo mais sobrecarregadas? Estagiárias fazem café, pegam água, auxiliam aqui e ali enquanto estagiários permanecem exercendo apenas — o certo — as demandas do estágio.

Sem deixar de citar as mulheres que também são mães e trabalham. Em alguns casos dividem tarefas com os pais, mas ainda precisam lembrar do que falta no armário, organizar partes da casa que muitos nem sabem que existe e lembrar de pagar alguma conta.

Além de ser mulher, profissional e mãe, passa a cuidar também de tarefas que deveriam ser divididas.

Alta performance: por que mais homens?

Exerço publicidade há anos e sempre me indignei com alguns direitos vetados às mulheres. Com o passar dos anos fundei o Hábitos que Mudam. Com o intuito de melhorar a rotina, o planejamento e ajudar mulheres a tirar projetos do papel, percebi algumas coisas que inconscientemente eu já sabia:

  • Não nos ensinam a escolher esportes e nos afastam das práticas de atividades físicas (desde a escola)
  • Não sabemos que temos direito à hobbies e a tempo de qualidade
  • A rotina para mulheres está mentalmente ligada às tarefas domésticas
  • Queremos empreender
  • Temos dificuldade em manter hábitos, pois passamos 24h em funções

Tudo isso nos distancia da chamada – alta performance – já que:

  • Dormimos menos
  • Trabalhamos mais
  • Temos menos acesso à atividades físicas que se relacionem com a gente
  • Estamos sempre em função de algo
  • Precisamos estudar mais, considerando que apenas 3% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, mesmo sendo nós as que lidam melhor com crises, como a pandemia mostrou.

No ano passado li um livro com o nome do meu termo preferido “Rotina Criativa” e me espantei ao perceber que a maioria das rotinas citadas eram de homens. Sim, me espantei. Imaginei que se tratando de rotina criativa, teria mais mulheres ou o mesmo número, mas percebi que rotina criativa estava sendo referida como alta performance/hábitos saudáveis: acordar cedo, dormir cedo, praticar atividades 2x no dia e por ai vai.

Quem segue o Hábitos no Instagram sabe que tento a 3 anos ajudar vocês a incluírem hábitos saudáveis (segunda a ciência e a medicina) nas suas rotinas a fim de atingirmos sim mais produtividade, clareza, propósito e tempo de qualidade. O que eu considero alta performance.

Mas quando falamos de “rotina criativa” precisamos ir além de tudo isso. E as mulheres mais pobres, pretas, mães, que trabalham, estudam e empreendem? Rotina criativa é mais que isso. É um estilo de vida, mas também uma mentalidade para ter uma vida com significado que muitas nem direito tem.

Nesse dia, eu, Laris, fundadora do Hábitos que Mudam, mãe, publicitária e empreendedora quis trazer esses três pontos para vocês avaliarem e dizer:

Continuem! Apenas continuem!

Se nos ocupam com tarefas que não são nossas, podemos ocupam espaços que são nossos por direito.

Não é a toa que o crescimento de mulheres no empreendedorismo é cada vez maior. É difícil tentar o tempo todo e só tomar rasteira, por isso estamos criando os espaços que queremos pertencer.

Contratem mulheres e mães. Comprem de mulheres.

E contem comigo para construir uma vida com significado, resistência e empoderamento.

Compartilhe:

Como lidar com situações que você não pode controlar no home office

Como lidar com situações que você não pode controlar no home office

O home office já era adotado muito antes da pandemia, mas sabemos que durante esse período muitas empresas se adaptaram ao trabalho remoto. Já outras funcionavam assim há tempos.

Muitos se sentiram perdidos e até mesmo caíram de paraquedas no trabalho remoto principalmente aqueles não não possuíam uma estação de trabalho em casa ou que moram com mais pessoas.

Na rotina das mães a mudança foi ainda mais drástica: passaram a trabalhar em casa e com os filhos.

Entender que parte desse problema não é culpa nossa é a porta de entrada para a adaptação e se você acha que não consegue se enquadrar nesse modelo, te mostro alguns fatores que não podemos controlar e que pode estar acontecendo com você.

Alguns fatores que não podemos controlar e que impactam diretamente o home office:

  • Internet
  • Rotina com filhos
  • Computador
  • Ambiente
  • Estrutura e muito mais

Como lidar com as dificuldades no home office?

Há diversas respostas quando o assunto é relacionado a foco e produtividade, mas quase nenhuma ajuda quando os problemas são os citados a cima.

O primeiro passo é entender que seus picos de produtividade não serão os mesmos que do escritório e dizer que tá tudo bem nem sempre é adequado, já que isso compromete o emprego de muita gente. Mas é a única afirmativa verdadeira e sincera que você pode fazer a si mesma.

Se você entender que é uma fase de adaptação e que leva tempo, aos poucos você vai se encaixando e encontrando formas de trabalhar e estudar melhor.

Por isso reuni algumas dicas que podem te ajudar a lidar com situações que você não pode controlar no home office:

  • Parar antes de se sentir esgotada
  • Informar a empresa assim que perceber que a internet não está estável
  • Organizar o ambiente de trabalho, mesmo que você não tenha um adequado
  • Ter pausas durante o dia
  • Circular pela casa pra manter o corpo em movimento
  • Respirar sempre que sentir que está nervosa
  • Fazer uma lista das coisas que podem te ajudar a mudar a situação

Nada disso é fácil, mas pode te ajudar e trilhar um caminho e tentar resolver situações desagradáveis e que não dependem somente de você.

Espero que esse post te ajude! <3

Compartilhe:

Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

2021 se aproxima e uma das coisas que vocês mais me pedem é como montar um planejamento anual. Muitas pessoas não conseguem visualizar a vida com tanta previsibilidade, mas o que muitos não sabem é nem sempre você terá todos os seus objetivos detalhados, ainda mais quando você não sabe quais são os seus próximos passos ou quando depende de algum resultado. É normal que durante o planejamento você vá tendo noção de quais são os próximos passos e tarefas. Por isso é importante começar a se planejar para que você possa visualizar melhor.

Neste post Listei alguns pontos importantes para montar um planejamento anual e realizar mais.

  • Previsibilidade

Como disse anteriormente, você pode não saber em detalhes o que deseja realizar, mas é importante e eficaz prever o que você deseja para o ano. Um começo é conferir todos os seus compromissos, lançamentos, mudanças e datas importantes e com isso estipular a quantidade de metas e objetivos. Dependendo de como será o seu ano algumas coisas precisarão de mais tempo e não apenas 12 meses.

  • Metas do ano

Quais são as suas metas? estudar mais, melhorar a sua qualidade de vida, encontrar um novo emprego…
Quando falamos de meta não necessariamente precisamos listar o passo a passo, apenas quais são as suas prioridades de conquistas.

  • Clareza

Quando falamos de clareza, podemos pensar em dois pontos diferentes:
Clareza do que você lista como metas do ano e como você irá discorrer o seu plano de ação e clareza para revisar, detalhar e checar se as suas metas são possíveis para você.

  • Plano de ação

Agora que você possivelmente já identificou o que poderá ou não ser realizado, é hora de começar a agir.
Crie um plano de ação que envolva as suas metas e objetivos do ano e use como guia para determinar suas próximas tarefas.
Nesse post você pode aprender como criar um plano de ação.

  • Resiliência

Seja resiliente. Alguns objetivos são mais difíceis do que outros, confie na sua jornada. Volte ao inicio e reveja quantas vezes forem necessárias.

  • Visualize para realizar

Tenha esse plano de ação em algum lugar visível, um post it com as metas, um .PDF seguro na tela inicial do PC ou um mural de visualizações onde você pode reunir atualizações do seu processo. Claro, além de deixar tudo isso organizado num ambiente seguro: Planner, Trello, Notion etc.

Espero que esse post te ajude a planejar um ano incrível e cheio de realizações.

Compartilhe:

Áreas de responsabilidade e foco

Você já ouviu falar nesse termo? 🙂

Se ainda não, senta que esse post vai esclarecer muitas dúvidas referente a organização e se você já conhece, aproveita para se aprofundar mais.

Conheci esse termo através do livro “A arte de fazer acontecer” do David Allen – do método GTD.

E desde então sinto que a vida flui melhor se você sabe quais são suas as suas áreas de foco, por tanto vamos ao significado.

O que são áreas de foco/responsabilidade?

Basicamente é uma forma de você dividir as áreas da sua vida no formato horizontal, onde você consegue visualizar com clareza quais áreas você possui e quais papeis você desempenha nelas.

David Allen chama de Horizontes de Foco os seis níveis em que devemos refletir para avaliar a nossa vida. Desse modo seguimos realizando ações e tarefas respeitando as prioridades. É é dentre esses 6 níveis que está a área de responsabilidade.

Com as áreas de responsabilidade você consegue avaliar se o que você exerce hoje está te aproximando ou não do que você buscar ser no futuro.

David diz que todos nós temos pelo menos 7 áreas de responsabilidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, mas isso não precisa ser um parâmetro, ainda mais se você estiver tendo contato com o termo pela primeira vez.

Segue um esboço das minhas áreas de responsabilidade ainda em desenvolvimento:

Também tenho um mapa mental com as minhas áreas de responsabilidade no trabalho e isso me ajuda a visualizar melhor. É mega importante ter em mente que as áreas de responsabilidade e foco de cada pessoa é particular. Você pode não incluir criatividade por exemplo, ou por numa ordem diferente. Depende dos seus valores e foco. Se desprenda do que o outro faz ou considera. 🙂

Espero que esse post te ajude e inspire a montar suas áreas de responsabilidade e que, de alguma forma, clareie sua mente e seu futuro.

Compartilhe:

Sonhos x objetivos: como transformar um sonho num objetivo

Primeiramente preciso dizer que sempre fui uma criança muito lúdica e, consequentemente, me tornei uma adulta criativa e extremamente esperançosa. Adoro criar fanfics e finais diferentes para a minha própria história. Mas precisamos aprender a distinguir sonhos de objetivos o quanto antes para que possamos tirar projetos do papel.

Por isso quero começar esclarecendo o significado de sonhos.

O que significa sonho?

Ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias, pensamentos etc., que aparecem no decorrer do sono. Anseio ou vontade permanente, viva e constante: o sonho dele é ser cantor.

Tudo que sonhamos em realizar parece, muitas vezes, distante e isso faz com que deixemos de lado ao invés de trilhar um plano para atingir o objetivo.

Qual é o seu sonho?

  • Ser bem sucedida?
  • Ter uma casa própria?
  • Viajar o mundo todo?
  • Ser mãe?
  • Ser uma artista de sucesso?
  • Ter uma mansão na praia?

O que você tem feito para atingir esses objetivos? E o que você fará quando atingi-los?

A diferença de sonho para objetivo é que muitas vezes o sonho é algo extremamente distante e que você não consegue planejar como irá realizar, exatamente por nunca ter tratado como um projeto.

objetivo é aquilo que, ao pensar, precisa planejar e trilhar um caminho para atingir.

O que significa projeto?

Plano, planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.

Os seus sonhos podem variar, podem ser utópicos e muitas vezes tratados como algo lúdico. O que é muito bom…
É importante termos sonhos para o futuro e para o acaso.

Sonhos como: Iniciar faculdade, começar um curso, empreender, ter sua própria casa etc, precisam ter um objetivo claro para que você possa transformá-lo num projeto e definir quando e como começar.

Para daqui a 2, 3 ou 5 anos?

Tire os objetivos que são possíveis do campo de “sonhos” e transforme num projeto.

Você irá perceber que é bem menos difícil se planejar do que parece.

Para que o seu sonho se torne um objetivo, você precisará tratar como um projeto e estabelecer o nível de prioridade na sua vida. Vou te ensinar como fazer isso abaixo.

Como definir prioridade

Objetivos de longo prazo – Algo que você pensa que precisa fazer até o fim da vida. Muitas vezes algo mais abstrato ou que envolva uma construção ao longo do tempo. Ex: ganhar um prêmio Nobel, ser uma boa profissional, ter uma casa em Nova York, ser uma boa mãe etc.

Objetivos de médio prazo (3 a 5 anos) – Começar a morar sozinha, começar uma graduação, engravidar, comprar um carro…

Objetivos de curto prazo (de hoje a 2 anos) – Projetos que você pode começar agora, como: estudar inglês, tirar a carteira, mudar seus hábitos, contribuir para um instituição de caridade…

Tudo bem não saber exatamente onde cada objetivo/sonho se encaixa agora, mas é importante ter em mente que aqueles que são possíveis precisam se tornar projetos em andamento.

Espero que esse post sirva com um empurrãozinho. <3

Compartilhe:

Como começar um projeto sem perder qualidade de vida

Como começar um projeto sem perder qualidade de vida

Quando iniciamos um novo projeto é normal deixarmos de lado alguns hábitos e hobbies e com isso vivenciamos a sensação de esgotamento antes mesmo de atingir a satisfação de tirar um projeto do papel.

Nesse post eu quero te ajudar a começar um projeto sem perder qualidade de vida.

Determine o tempo disponível para trabalhar nele

Comece determinando o tempo que você possui disponível. Se você trabalha por 8h e só possui o horário da manhã para tocar o projeto, lembre-se que a sua vida não envolve só isso. Reúna todas as atividades que você faz durante a semana e divida o tempo com o projeto.

Tenha um plano e siga firme as próximas ações

Você precisa gerenciar esse projeto em algum lugar. Tenha um planner ou gerenciador de tarefas (indico mais) e reúna quais serão as próximas ações e siga firme nas execuções. Mas quando for listá-las, não se esqueça de praticar o autoconhecimento e verificar se cada tarefa é possível e realizável.

Crie prazos possíveis

Sempre tenha em mente que as coisas podem acontecer e atrasar. Crie prazos possíveis, reais e que suportem possíveis imprevistos.

Faça uma análise SWOT e tenha previsibilidade

Quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças? entenda com antecedência o que você poderá enfrentar.

Exemplo do Agendor ligado ao nicho de software:

Não antecipe tarefas que não precisam de antecedência

Vamos relembrar: esse post é pra te ajudar a tocar um projeto sem perder qualidade de vida, tá?
Antecipar tarefas é sempre MUITO bom, nos permite ter mais tempo livre, mas se você não quer se sobrecarregar e perder qualidade de vida, precisa tomar cuidado com isso. Se essas tarefas estão dentro do prazo e não precisam ser executadas com urgência, não se sobrecarregue à toa.

Tenha um dia de folga para revisar o andamento de tudo

Tenha um dia na semana ou no mês para não tocar tarefas, apenas revisar tudo e analisar como anda o projeto.

Certifique-se se você é a pessoa adequada para determinada tarefa

Tá há muito tempo tentando executar alguma tarefa ou tá tentando terminar um artigo e não consegue finalizar? Talvez seja o momento de pedir ajuda ou contratar alguém para te auxiliar.

Sempre que possível delegue!

Começar um projeto nos causa ansiedade, agitação e muitas vezes perdemos o controle. Seja quando por empolgação nos doamos demais e perdemos qualidade de vida ou quando estamos inseguros e/ou procrastinando e perdemos tempo de qualidade, sabe?

No final é a quase a mesma coisa, mas são por estímulos diferentes.

Espero que esse post te ajude a começar seu projeto sem comprometer sua qualidade de vida! 🙂

Compartilhe:

Três ferramentas para te ajudar a tirar um projeto do papel

Como tirar um projeto do papel

Se você tem muitas ideias e não sabe como começar a trabalhar nelas essas dicas irão te ajudar.

Primeira coisa que você precisa saber é: ideias não brotam do chão, beleza?

Não é possível encontrar uma ideia sem estimular seu cérebro a pensar nisso, você precisa reunir estímulos, técnicas e métodos para te ajudar nisso.

Por isso neste post vou compartilhar com você algumas dicas de como começar um projeto, seja ele grande, pequeno, pessoal ou um empreendimento.

Permita que as ideias entrem.

Mapa mental

Mapa mental é uma técnica utilizada para reunir ideias diversas sobre variados assuntos. Você põe no centro o nome do projeto e vai puxando setas e escrevendo possíveis temas.

Veja o exemplo desse mapa mental simples dos assuntos do Hábitos:

Benefícios do Mapa mental

  • É possível solucionar problemas
  • Ter insights
  • Encontrar oportunidades
  • Organizar informações
  • Ligar pontoa
  • Memorização

Essa pra mim é a ferramenta inicial para qualquer projeto. É aqui que eu realmente vejo se é viável e se eu me conecto com o assunto.

Brainstorming (chuva de ideias)

No Brainstorming o objetivo se parece bem próximo do Mapa Mental, mas diferente de reunir ideias referentes a diversos assuntos no Brainstorming você deixa vir o que tiver na mente.

Como eu te aconselho a fazer isso:

Escolha um dos assuntos definidos no mapa mental e faça um brainstorming dele e vá anotando frases, livros, ideias e qualquer outra coisa que surja na sua mente.

Você pode fazer o brainstorming antes do mapa mental e depois.

Antes para deixar vir os temas centrais que não estão tão claros na sua cabeça ainda e depois para possíveis ideias que você deseja discutir/abordar.

Benefícios do Brainstorming

  • Solução de problemas de forma ágil
  • Deixa a mente fluir de forma livre
  • Aumento do desempenho profissional
  • Evolução da comunicação, caso haja mais pessoa no projeto

É impressionante o poder da mente quando você deixa ela trabalhar livre e de forma criativa.

Caso queira conhecer formas diferentes de fazer um brainstorming, leia esse post da Rock Content.

Para reunir, organizar ideias e começar

Te aconselho a ler esse post sobre ferramentas para plano de ação.

Kanban

A ideia do Kanban é dividir as tarefas em três blocos diferentes:

  • Fazer
  • Fazendo
  • Feito

Caso você queira fazer no papel, post it ou num quadro, basta determinar cores diferentes e escrever como anda cada tarefa, assim você pode ir trocando-as de lugar conforme o projeto for desenvolvendo.

Algumas ferramentas já possuem esse visualização Kanban, como Trello e o Notion.

Veja o exemplo no Trello:

 

Para baixar esse template disponibilizado pela Like a CEO clique aqui.

Benefícios do Kanban

  • Facilita a visualização para outras pessoas envolvidas no projeto
  • Ajuda a solucionar problemas através da visualização
  • Otimiza o tempo
  • Torna o planejamento mais eficaz e visual

Espero que esse conteúdo te ajude a organizar suas ideias e tirar algum projeto do papel.

Tem alguma dúvida ou elogio? deixa aqui, vou amar ler! 🙂

Beijos,
Lari!

Compartilhe:

Oi! Boas vindas ao Hábitos que Mudam

Larissa Rodrigues é publicitária, criadora de conteúdo e facilitadora de rotinas. Criou a comunidade Hábitos que Mudam, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre rotina, produtividade e mudança de hábitos de forma criativa e descomplicada para quem tem rotinas agitadas.

habitos-que-mudam-logo

O Hábitos Que Mudam começou buscando tornar simples o planejamento, organização e mudança de hábitos das pessoas. Hoje temos uma comunidade com mais de 350 mil pessoas fazendo mudanças incríveis em suas vidas.

RECEBA AMOR NO SEU EMAIL!