Primeiramente preciso dizer que sempre fui uma criança muito lúdica e, consequentemente, me tornei uma adulta criativa e extremamente esperançosa. Adoro criar fanfics e finais diferentes para a minha própria história. Mas precisamos aprender a distinguir sonhos de objetivos o quanto antes para que possamos tirar projetos do papel.

Por isso quero começar esclarecendo o significado de sonhos.

O que significa sonho?

Ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias, pensamentos etc., que aparecem no decorrer do sono. Anseio ou vontade permanente, viva e constante: o sonho dele é ser cantor.

Tudo que sonhamos em realizar parece, muitas vezes, distante e isso faz com que deixemos de lado ao invés de trilhar um plano para atingir o objetivo.

Qual é o seu sonho?

  • Ser bem sucedida?
  • Ter uma casa própria?
  • Viajar o mundo todo?
  • Ser mãe?
  • Ser uma artista de sucesso?
  • Ter uma mansão na praia?

O que você tem feito para atingir esses objetivos? E o que você fará quando atingi-los?

A diferença de sonho para objetivo é que muitas vezes o sonho é algo extremamente distante e que você não consegue planejar como irá realizar, exatamente por nunca ter tratado como um projeto.

objetivo é aquilo que, ao pensar, precisa planejar e trilhar um caminho para atingir.

O que significa projeto?

Plano, planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.

Os seus sonhos podem variar, podem ser utópicos e muitas vezes tratados como algo lúdico. O que é muito bom…
É importante termos sonhos para o futuro e para o acaso.

Sonhos como: Iniciar faculdade, começar um curso, empreender, ter sua própria casa etc, precisam ter um objetivo claro para que você possa transformá-lo num projeto e definir quando e como começar.

Para daqui a 2, 3 ou 5 anos?

Tire os objetivos que são possíveis do campo de “sonhos” e transforme num projeto.

Você irá perceber que é bem menos difícil se planejar do que parece.

Para que o seu sonho se torne um objetivo, você precisará tratar como um projeto e estabelecer o nível de prioridade na sua vida. Vou te ensinar como fazer isso abaixo.

Como definir prioridade

Objetivos de longo prazo – Algo que você pensa que precisa fazer até o fim da vida. Muitas vezes algo mais abstrato ou que envolva uma construção ao longo do tempo. Ex: ganhar um prêmio Nobel, ser uma boa profissional, ter uma casa em Nova York, ser uma boa mãe etc.

Objetivos de médio prazo (3 a 5 anos) – Começar a morar sozinha, começar uma graduação, engravidar, comprar um carro…

Objetivos de curto prazo (de hoje a 2 anos) – Projetos que você pode começar agora, como: estudar inglês, tirar a carteira, mudar seus hábitos, contribuir para um instituição de caridade…

Tudo bem não saber exatamente onde cada objetivo/sonho se encaixa agora, mas é importante ter em mente que aqueles que são possíveis precisam se tornar projetos em andamento.

Espero que esse post sirva com um empurrãozinho. <3

Write A Comment