habitos-que-mudam-logo

Procrastinação: Como reduzir? Conheça 8 teorias sobre esse fenômeno

Compartilhe:

A procrastinação é um fenômeno estudado em várias disciplinas, incluindo psicologia, economia comportamental e neurociência. Aqui estão alguns aspectos e descobertas relevantes relacionados aos estudos sobre procrastinação:

  1. Teoria da Temporalidade: A teoria da temporalidade sugere que a procrastinação está relacionada à dificuldade que as pessoas têm em conectar suas ações presentes com suas metas futuras. Muitas vezes, as recompensas imediatas superam as recompensas a longo prazo.

  2. Impulso e Autocontrole: Estudos mostram que a procrastinação está relacionada à falta de autocontrole e à impulsividade. Indivíduos que têm dificuldade em controlar seus impulsos podem ser mais propensos a procrastinar.

  3. Conflitos Emocionais: A procrastinação também pode estar ligada a conflitos emocionais, como o medo do fracasso, perfeccionismo e ansiedade. Pessoas que procrastinam podem estar evitando emoções desconfortáveis associadas à realização de certas tarefas.

  4. Neurociência da Procrastinação: Estudos de neurociência revelaram que a procrastinação pode estar relacionada a diferenças na ativação do cérebro, especialmente nas áreas associadas ao autocontrole e tomada de decisões.

  5. Custo da Procrastinação: Pesquisas na área de economia comportamental exploraram o custo econômico e social da procrastinação. O atraso na tomada de decisões pode ter implicações significativas em vários aspectos da vida, incluindo finanças, saúde e carreira.

  6. Intervenções Comportamentais: Estudos têm examinado intervenções comportamentais e terapêuticas para reduzir a procrastinação. Técnicas baseadas em terapia cognitivo-comportamental (TCC) e treinamento em habilidades de gerenciamento de tempo mostraram ser eficazes para muitas pessoas.

  7. Ambiente de Trabalho e Procrastinação: A relação entre o ambiente de trabalho e a procrastinação também foi investigada. Ambientes desorganizados ou desmotivadores podem contribuir para o adiamento de tarefas.

  8. Cultural e Contextual: A procrastinação também pode ter aspectos culturais e contextuais. Diferenças culturais podem influenciar as atitudes em relação ao tempo e à produtividade.

Como reduzir a procrastinação?

  1. Divida Tarefas em Partes Menores: Tarefas grandes podem parecer esmagadoras, levando à procrastinação. Divida-as em partes menores e concentre-se em uma de cada vez.
  2. Use Técnicas de Produtividade: Experimente técnicas como a Técnica Pomodoro, que envolve trabalhar por períodos curtos (por exemplo, 25 minutos) seguidos por uma pausa curta. Isso pode melhorar a concentração.
  3. Crie um Cronograma ou Lista de Tarefas: Organize seu dia com um cronograma ou lista de tarefas. Isso ajuda a visualizar o que precisa ser feito e fornece uma estrutura para o seu dia.
  4. Reduza Distrações: Desligue notificações, mantenha seu ambiente de trabalho organizado e minimize distrações para ajudar a manter o foco.
  5. Estabeleça Prazos Intermediários: Além do prazo final, estabeleça prazos intermediários para suas tarefas. Isso ajuda a manter um senso de urgência e evita a procrastinação até o último minuto.
  6. Compartilhe suas Metas: Conte a amigos, familiares ou colegas sobre suas metas. Isso cria uma sensação de prestação de contas e pode motivá-lo a cumprir seus compromissos.
  7. Identifique a Causa da Procrastinação: Descubra por que você está procrastinando. Pode ser falta de motivação, medo do fracasso ou simplesmente não entender a tarefa. Abordar a causa subjacente pode ajudar a resolver o problema e até pedir ajuda.
  8. Mantenha hábitos Saudáveis: Estabeleça rotinas diárias saudáveis, como uma boa noite de sono, exercícios físicos e uma dieta equilibrada. O bem-estar geral pode impactar positivamente a produtividade.

Ouça o nosso ep. “Procrastinação: como reduzir? do podcast “Muito Além da Checklist”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *