habitos-que-mudam-logo

Mindset: o que é a mentalidade e como isso muda a nossa vida

Compartilhe:

O que é Mindset

Há 2 tipos de pessoas no mundo: as que escutam sobre mentalidade e entendem que é a forma que você pensa que determina o que é essencial ou não na sua vida, e as que têm arrepios só de ouvir/ler a palavra mindset. Não importa de qual grupo você seja, esse texto é para você.

Mindset – o livro

O livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, escrito pela ph.D. em psicologia e expert em sucesso e motivação Carol S. Dweck, foi lançado em 2017 e fala sobre o conceito de mindset (mentalidade em português): a atitude mental com que encaramos a vida. O livro aborda como a nossa mentalidade pode influenciar todos os aspectos da nossa vida: 

  • Desempenho escolar;
  • Aptidões artísticas;
  • Esportes e competições;
  • Negócios;
  • Relacionamentos afetivos;
  • Amizades;
  • Criação dos filhos.

Mindset – tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Nesses 6 anos, o termo foi popularizado demais. Mas o que deveria ser uma coisa positiva (espalhar o conceito e democratizar o acesso à informação) foi na verdade por um outro caminho: as pessoas usaram a palavra irresponsavelmente, sem o menor cuidado, sem entender verdadeiramente a ideia por trás do conceito e eventualmente o termo foi perdendo a importância e até causando um certo ranço em quem ouve a palavra mindset.

Há 2 tipos de mindset: o fixo e o de crescimento:

Mindset fixo – esse tipo de mentalidade acredita que os talentos e aptidões que temos desde que nascemos podem nos levar ao sucesso ou fracasso em determinada empreitada. Nossas habilidades não podem ser mudadas. Por exemplo, se eu sou boa com números e raciocínio lógico, posso montar um quebra-cabeças facilmente, mas não posso participar de um concurso de dança.

Mindset de crescimento – também conhecido como mindset progressivo, aqui entendemos que as habilidades inatas são apenas o ponto de partida, que podem ser desenvolvidas e trabalhadas através da educação, dedicação e esforço. Todos têm potencial para montar um quebra-cabeças ou participar de um concurso de dança.

Mindset – um guia para as nossas vidas

A boa notícia é que qualquer um pode ter uma mentalidade de crescimento. Ninguém precisa acreditar que não tem motivos para superar os limites ou capacidade de aprender/fazer algo. Algumas técnicas e exercícios podem ajudar a mudarmos a nossa mentalidade.

  • O primeiro passo – e o mais importante – é reconhecer que o mindset fixo não vai embora de vez. Precisamos identificar quando ele grita e nos paralisa. Tem um conteúdo aqui no blog que pode ajudar a desenvolver o autoconhecimento e a reconhecer nossas emoções. Assim, você não deixa que algumas crenças limitem o seu desenvolvimento e aprende a reconhecer os gatilhos que fazem a mentalidade fixa sufocar a de crescimento.
  • Comemore as suas conquistas. Grandes, médias, pequenas, não importa o tamanho.
  • Seja mais positiva. Não seja o Lula Molusco (mas não precisa ser o Bob Esponja, se você não quiser). Quando alguma coisa der errado, trate a si mesma como você trataria uma amiga passando pela mesma situação. Acolha-se e seja gentil consigo mesma.

Tudo começa pelo que pensamos, mas não se esqueça: você não é os seus pensamentos, e você pode mudar se e quando quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *