habitos-que-mudam-logo

Inteligência emocional: Como as nossas emoções impactam a nossa rotina

Compartilhe:

Como as nossas emoções impactam a nossa rotina

Suas emoções e sentimentos impactam a sua rotina. Tentar fingir que não existe ou ignorar não é o melhor caminho, a melhor forma de lidar com o que sentimos é nos acolher para enfim enxergar com clareza o que podemos fazer de melhor no momento.

Também é importante dar nome ao que sentimos. Nem sempre o sentimento é raiva, as vezes sentimos frustração e confundimos. Um bom exercício e manter um rastreador de emoções para avaliar quais emoções você sente durante o dia. Caso não tenha, basta escrever os dias de 1 a 31 a partir do primeiro dia do mês e listar como você se sentiu hoje.

Para te ajudar liberamos um rastreador de emoções no Telegram hoje.

As nossas emoções impactam a nossa vida em diferentes áreas, confira algumas:

  1. Tomada de decisões: Nossas emoções influenciam diretamente nossas decisões. Se estamos nos sentindo felizes e otimistas, somos mais propensos a tomar decisões mais arriscadas. Por outro lado, se estamos ansiosos ou com medo, tendemos a ser mais cautelosos.

  2. Foco e concentração: Emoções negativas, como o estresse e a tristeza, podem afetar nosso foco e concentração. Dificuldade em lidar com as emoções pode levar a distrações e dificuldade em completar tarefas.

  3. Relacionamentos: Nossas emoções afetam nossas interações com outras pessoas. Quando estamos felizes, tendemos a ser mais amigáveis e sociáveis. Emoções negativas podem prejudicar nossos relacionamentos se não forem gerenciadas adequadamente.

  4. Hábitos de autocuidado: Nossas emoções podem influenciar nossos hábitos de autocuidado. Se estamos estressados demais, podemos negligenciar cuidados básicos com a saúde, como dormir o suficiente, comer bem e fazer exercícios.

  5. Comportamentos de enfrentamento: Emoções desafiadoras podem nos levar a adotar comportamentos de enfrentamento não saudáveis, como comer emocionalmente, recorrer a substâncias ou se isolar dos outros.

  6. Produtividade no trabalho: Nossas emoções têm um impacto direto em nossa produtividade no trabalho. Se estamos motivados e engajados, tendemos a realizar tarefas com mais eficiência. Emoções negativas podem diminuir nossa produtividade.

  7. Saúde mental e física: As emoções estão ligadas à nossa saúde mental e física. O estresse crônico, por exemplo, pode ter efeitos negativos no sistema imunológico e aumentar o risco de doenças.

  8. Qualidade do sono: Emoções como ansiedade e preocupação podem afetar negativamente a qualidade do sono, tornando mais difícil adormecer e manter um sono reparador.

Algumas maneiras de lidar melhor com as emoções no dia a dia

  • Respire fundo: Quando estiver sentindo uma emoção intensa, reserve um momento para respirar profundamente. Isso pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a intensidade da emoção.

  • Dê um passo para trás: Quando uma emoção forte surgir, dê um passo para trás mentalmente. Tente observar a situação de forma objetiva e imparcial.

  • Pratique o adiamento: Se estiver enfrentando uma emoção intensa, como raiva, considere adiar a resposta imediata. Isso permite que você tenha tempo para se acalmar antes de reagir.

  • Use a técnica do “10-10-10”: Pergunte a si mesmo: como isso vai me afetar daqui a 10 minutos, 10 meses e 10 anos? Isso pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva e a reduzir a reação exagerada a emoções temporárias.

  • Pratique a reestruturação cognitiva: A reestruturação cognitiva é uma técnica da TCC que tem como objetivo ensinar os pacientes a reconhecer os pensamentos automáticos disfuncionais, contestar esses pensamentos e construir pontos de vista alternativos a fim de tornar o paciente mais consciente de seus processos de pensamentos.

  • Encontre saídas saudáveis: Em vez de reprimir ou ignorar suas emoções, encontre maneiras saudáveis de expressá-las. Isso pode incluir escrever em um diário, conversar com um amigo de confiança ou praticar atividades criativas.

  • Mantenha uma rotina saudável: Ter uma rotina consistente de sono, exercícios e alimentação saudável pode ajudar a regular as emoções e aumentar sua resiliência emocional.

  • Busque apoio profissional: Se você achar que suas emoções estão impactando negativamente sua vida de maneira significativa, considere buscar ajuda de um terapeuta ou profissional de saúde mental.

Espero que esse conteúdo te ajude a construir a sua inteligência emocional.

Para mais conteúdos confira nosso Instagram @habitosquemudam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *