habitos-que-mudam-logo

Como enxergar as minhas tarefas com clareza e focar no que é essencial?

Compartilhe:

Você faz mais tarefas do que imagina e lista mais tarefas do que daria conta. Como enxergar com clareza as minhas demandas e focar no que é essencial?

Fazemos muito mais do que damos imaginamos e ainda listamos mais atividades do que seria possível realizar em um dia. Nesse post que te ajudar a realizar melhor e focar no essencial.

Primeiro, conheça as tarefas invisíveis

São aquelas tarefas que fazemos diariamente e não listamos ou fazemos no modo automático. Sabe você que trabalha de home office e 2x na semana para pra estender ou lavar roupa? então… Muitas vezes não listamos esse tipo de atividade e quando vamos retornar não nos damos conta. O que isso pode gerar? uma cobrança injusta com algumas tarefas que não foram concluídas por falta de atenção no que você tem feito.

Você não precisa listar todas essas tarefas invisíveis no seu planner, mas precisa saber que elas existem.

Exemplo de tarefas invisíveis:

  • Lavar louças
  • Favores imediatos
  • Demandas de última hora no trabalho
  • Cuidados com os filhos
  • Organização de ambientes

Mapeie sua rotina

Eu sempre gosto de estimular o exercício de mapeamento de rotina, sempre fazemos no inicio do ano no Hábitos Club e também tenho algumas lives no Instagram. Basicamente você precisa listar suas tarefas diárias, semanais, mensais e se quiser quinzenais. O objetivo é te fazer perceber quais atividades e compromissos você realiza nos seus dias assim você conseguirá administrar melhor o seu tempo e entender o porquê algumas demandas não encaixam. Recorra a essa lista sempre que sentir dúvida.

Como fazer o essencial?

Esse mês no Clube do Livro do Hábitos estamos lendo “4 mil semanas” e numa parte do livro o autor explica que não vamos dar conta de tudo que listamos, mesmo buscando formas de administrar melhor o tempo ou ser mais produtiva. A verdade é: ao escolhermos fazer uma atividade, renunciamos o tempo para outra. E tá tudo bem? essa é a vida.

Mas como fazer o essencial e aproveitar melhor o seu tempo?

  • Sempre faço uma lista semanal com as prioridades ao lado ponho o nível de urgência.
  • Quando se trata de tarefas diárias do trabalho eu sempre me pergunto: O que precisa ser feito hoje? E inicio pro ela.

Preciso começar pela tarefa mais difícil?

Bom, aqui no Hábitos eu acredito numa visão diferente para tarefas maiores. Não dedico 4h para realizar uma tarefa só. Prefiro criar sub-tarefas (também falo sobre isso no meu e-book) desse modo uma tarefa que poderia me custar 4/5h direto, se torna micro tarefas. Pesa menos no dia, me dá oportunidade de visualizar essa demanda com clareza e muitas vezes perceber que determinadas atividades precisam ser feitas com ajuda.

O caminho é entender quais são as suas prioridades, o que precisa ser feito hoje e criar sub-tarefas dentro das tarefas maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *