habitos-que-mudam-logo

Como criar um planejamento para o semestre e segui-lo

Compartilhe:

Seguir um planejamento mensal já é difícil para algumas pessoas, imagine um de médio prazo?

Essas dicas vão te ajudar a criar um planejamento semestral e segui-lo.

O planejamento semestral diferente do mensal ou trimestral, tem objetivos e metas de longo prazo. O que te ajuda a usar de forma mais coerente os primeiros meses.

Se o seu objetivo para o próximo semestre for cuidar da saúde e do seu corpo, você pode usar o primeiro mês para adaptação, seja começando a se exercitar em casa ou testando a atividade que mais se identifica.

Nos próximos meses pode focar em manter a constância e aumentar a disciplina. Se o seu objetivo é criar uma boa relação com o seu corpo, é importante lembrar que a construção de um hábito tem altos e baixos, não adianta criar uma meta de 1 mês para uma mudança que envolve muitas camadas.

Então, sempre que for criar um planejamento de médio e longo prazo você precisa considerar essas 5 coisas:

  1. Considere os imprevistos Imprevistos, todo planejamento está suscetível a alteração, tenha isso em mente para evitar possíveis transtornos
  2. Mantenha o planejamento por perto O que não é visto não é lembrado! Não adianta criar um documento impecável, se dedicar horas para algo que não estará por perto. Seja no digital ou fisico é importante ter esse planejamento visível para que você não se esqueça e mantenha o foco.
  3. Acompanhamento Pode parecer a mesma coisa do número 2, mas são ideias completamente diferentes. Uma coisa é ter algo por perto para te lembrar outra é acompanhar e revisar. Dedicar um tempo para ver o que pode ser modificado ou alterado. É importante acompanhar o andamento de cada projeto da sua vida, seja pessoal ou profissional. Existem algumas ferramentas para isso como rastreador de hábitos, é possível adaptá-lo para os seus projetos.
  4. Ritualize para encontrar a motivação Apesar de muitos condenarem a motivação para manter um hábito, a verdade é que vivemos em prol dela. Seja para o nosso lazer, compromissos ou tarefas mais árduas. O que nos motiva no final é saber que algo será atingido ou que ao menos a tarefa irá ser finalizada (ouvimos um AMÉM?). Mas a questão é: como nos manter motivada? Não espere se sentir motivada sozinha ou até mesmo na hora que você tiver que olhar para as suas tarefas ou objetivos, comece a ritualizar tudo. Crie pequenas alegrias e acordos para cada meta e objetivo.

    Exemplo: Um dos seus objetivos do semestre é economizar grana, mas é difícil se sentir motivada a largar o delivery, deixar de comprar uma blusinha e passar a gastar com mais consciência. Se você estiver contando com a motivação para deixar de comprar algo que gosta, você vai falhar, mas se você começar a ritualizar esse objetivo, fica mais fácil se encontrar com ela. Supondo que a partir de agora você irá guardar todo dinheiro que investia em delivery para comprar aquele tênis do seus sonhos. Toda vez que você deixar de pedir comida você fará um pix ou anotará R$ 20,00 para o tênis. É uma forma de se motivar diariamente, entende? existem inúmeras formas de ritualizar e se manter motivada a seguir suas metas, você só precisa dedicar um tempo para isso.
  5. Menos é mais: não acumule projetos Meu público é 97% mulheres, logo, entendo que como eu, vivem sobrecarregadas, principalmente se tiverem filhos. Não existem só os nossos projetos, mas os projetos deles. É comum acharmos que precisamos melhorar todas as áreas da nossa vida ao mesmo tempo, tirar 3 projetos do papel, aumentar o salário em 6 meses e terminar a 2 pós em 2 anos. A questão é que o custo disso é caro e quase sempre não é válido. Tente focar em 1 projeto por área. Se você deseja mudar sua alimentação e praticar atividades físicas, apesar de andarem lado a lado, focar nas duas de uma única vez pode te sobrecarregar. Assim como se você decidir que é hora de se tornar craque em inglês, terminar a pós e manter um ritmo de duas leituras por mês. Se algo está pesado, reflita no que é necessário para AGORA.

Tudo que eu poderia listar sobre planejamento, possivelmente você já sabe, mas essas são as que vão forjar uma nova mentalidade e te ajudar a seguir o seu planejamento.

Mas caso você esteja por fora literalmente abaixo te dou umas dicas do que é indispensável para um bom planejamento:

  1. Mantenha todos os compromissos organizados e sincronizados no seu calendário digital
  2. Cheque datas comemorativas, feriados e festas
  3. Crie lembretes para revisar o andamento de projetos
  4. Planeje sua semana preferencialmente aos domingos
  5. Crie uma caixa de entrada: uma lista com todas as suas pendências pessoais ou profissionais, o objetivo é tirar da sua mente. Depois organize por prioridade.
  6. Reduza as distrações, mantenha os dispositivos longe sempre que precisar manter o foco
  7. Crie subtarefas para tarefas maiores e que demandam mais tempo
  8. Mantenha suas anotações num único lugar, seja o bloco de notas do celular ou um caderno
  9. Ritualize seus processos, se prepare para isso, deixe um tempo livre antes de imergir em algo que precisa da sua atenção
  10. Nem sempre você vai conseguir sozinha, peça ajuda quando for necessário. Não precisamos saber tudo.

Espero que esse post te ajude a ter um semestre mais organizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *