Não é a tarefa mais fácil ser produtiva logo ao acordar, mas é possível incluir no seu planejamento apenas o que é essencial e indispensável neste momento. Deste modo você poderá focar na prioridade e incluir práticas de autocuidado que também são importantes para manter os picos de produtividade durante o dia.

Todos nós temos picos de produtividade, já que ninguém consegue ser produtivo o dia inteiro. Identificar quando você consegue produzir melhor ou executar determinada tarefa te ajuda a gerenciar melhor o tempo.

Algumas pessoas funcionam muito bem praticando exercícios à noite, outras somente de manhã.

Há um termo muito conhecido para identificar em qual horário do dia nos sentimos mais dispostos “Cronotipo“.

Se você nunca ouviu falar nesse termo eu te explico.

Cronotipo

É a sincronização de uma pessoa com os ciclos circadianos. O cronotipo de uma pessoa é a inclinação que ela possui para dormir em um horário específico durante um período de 24 horas. Ou seja, ele explica porque algumas pessoas preferem acordar mais cedo e outras mais tarde.

Caso você não saiba o que são ciclos circadianos:

Variação nas funções biológicas de diversos seres vivos, que se repete regularmente com período de aproximadamente 24 horas. Como acordar quando o sol nasce, dormir quando escurece e sentir fome.

Caso você tenha muita dificuldade em produzir na parte da manhã, te aconselho a fazer o teste do cronotipo, aqui.

Voltando ao assunto principal, tenho 5 dicas para te ajudar a ser mais produtiva pela manhã e focar no essencial, veja:

1) Defina sua prioridade na noite anterior

O que você precisa fazer assim que acordar? Mesmo que hajam outras tarefas apenas uma pode ocupar o número 1.

2) Faça pausas

Pausas são importantes para oxigenação do cérebro. A cada período longo de foco, pause por pelo menos 5 minutos. Lembre-se que não é parar para mexer no celular, mas sim para tomar um água, um chá ou respirar.

3) Inclua práticas de autocuidado para ter prazer na rotina

Todos os dias elencamos inúmeras tarefas domésticas e de trabalho, mas nem sempre incluímos práticas de autocuidado, seja essa prática física, mental, emocional ou social. Faça sempre pelo menos uma atividade para si mesma.

4) Tire notificações do telefone e se possível deixe o aparelho distante quando estiver focada

As notificações são desnecessárias na maioria das vezes. Faça o possível para não se distrair com algo supérfluo.

5) Sempre que puder priorize uma boa rotina de sono para ter mais disposição.

Ser produtiva de manhã depende de como foi sua noite anterior. Para conseguir aproveitar suas manhãs, tente dormir mais cedo e evitar estímulos digitais até muito tarde.

Espero que esse post te ajude a melhorar sua rotina matinal.

Beijos

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