Todos nós procrastinamos, faz parte da vida humana, mas é possível diminuir a procrastinação e melhorar a nossa constância.

Constância e produtividade

Todos os dias inúmeros artigos e conteúdos são compartilhados com o intuito de reduzir a nossas procrastinação e falta de foco e na maioria das vezes eles podem mesmo nos ajudar, mas será que tentamos por algo realmente em prática? Possivelmente não.

A nossa maior dificuldade em manter constância e reduzir a procrastinação está em não se enxergar como agente de mudança e isso implica em não encontrar estratégias eficazes pra gente.

Veja bem, você está tentando solucionar uma queixa com base na sua rotina e sabe em quais momentos tende a procrastinar, só você é capaz de listar o que quer melhorar.

Somente a partir disso você deve analisar quais dicas, praticas, métodos e mudanças podem ser aplicáveis a sua vida.

Nesse post eu vou te indicar algumas dicas que reuni dos livros mais eficazes segundo a minha perspectiva sobre hábitos e produtividade.

Como criar constância e diminuir a procrastinação

  1. Diminua a quantidade de demandas
    Em algum momento da evolução humana entendemos que gastar energia e encher nossas listas de tarefas era o que nos fazia ser mais produtivos, mas inúmeros livros e estudos já comprovaram que tendemos a procrastinar quando realizamos mais tarefas e nos permitimos chegar à exaustão. Diminua a quantidade de demandas, mesmo que você esteja com mais tempo livre, foque apenas no que precisa ser feito e inclua um habito por vez.
  2. Evite criar expectativas com atividades e tarefas em fase inicial
    Parece meio clichê dizer isso, mas nesse caso em especial estamos falando sobre fase inicial, momento em que é mais fácil controlar o que sentimos, já que sabemos pouco sobre o que estamos fazendo. Quando você estiver iniciando uma atividade, habito ou mudança na rotina relembre sempre que possível que você está começando e qualquer inclinação é bem-vinda.
  3. Tenha clareza sobre o que realiza e a razão de querer realizar
    Você pode ter o sonho de se tornar chefe do setor da área de comunicação, mas talvez não saiba o que o profissional que ocupa esse cargo realiza. Tudo bem alimentar suas aspirações, mas saiba o que você realmente quer fazer e se suas escolhas estão te levando a isso. Uma outra forma de visualizar com clareza é procurar o habito ou método certo. Pense numa pessoa impaciente que esta buscando reduzir o estresse e a ansiedade através da meditação. Nesse início uma meditação guiada de 30 minutos pode não ser o caminho adequado para incluir o hábito, mas 5 a 10 minutos de pratica de mindfulness pode ajudar, já que o que ela busca é reduzir o estresse e incluir o habito da meditação. O micro é poderoso.
  4. Comece tudo novamente, mas de forma reduzida. Tipo 90% reduzida
    Pense na rotina que você tentou implementar, mas não conseguiu e comece novamente. Ao invés de fazer tudo igual, revisite o que você abandonou e comece de forma reduzida. Se você tenha largar o celular a noite, ao invés de parar as 21h, tente parar as 21h30 (pensando numa pessoa que usa o celular até as 22h). TUDO que você deseja incluir precisa ser reduzido até que o mínimo esteja sendo feito. Pratique até evoluir.
  5. Crie um ambiente propicio para o que deseja fazer
    Não conseguir focar em tarefas na parte da manhã pode ter relação com a sua mesa de trabalho. Comece a criar um design para os seus ambientes que facilitem aquilo que você deseja realizar. Se o seu foco é fazer yoga ao acordar, deixe o celular distante quando for dormir e o tapete de yoga já esticado na noite anterior. É sempre possível preparar o espaço para evitar distrações e desanimo.
  6. Inclua pausas para evitar a exaustão
    Pausas são tão necessárias quanto a nossa busca incessante por produtividade. O seu descanso, mesmo que mínimo, te permitirá mais foco, alegria e clareza no que se deseja realizar. Pausa evita fadiga, cansaço e doenças.
  7. Use blocos de tempo para te ajudar a manter o foco e reunir tarefas que se relacionam
    Se voce nao sabe o que são blocos de tempo, leia esse post. Com blocos de tempo é possível manter o foco e o animo ao realizar tarefas que se relacionam. Na minha rotina tenho dois blocos de tempo: rotina matinal e tarefas da tarde. O bloco de tempo matinal envolve: yoga, meditação, café da manha e leitura. Isso me ajuda a deixar todo um ambiente preparado para que um comportamento leve ao outro. Também sei que só tenho de 06h às 08h pra isso.

Você é capaz de diminuir a procrastinação, acabar não, pois faz parte da vida humana. Me conta o que achou desse post.

Beijos, Lari!

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