O que você programa na sua semana? Quais são as demandas que você atende?
Quase sempre temos padrões repetidos na nossa vida e mesmo assim as coisas fogem do nosso controle.

Nesse post vamos falar sobre programação semanal.

Desapegue da ideia

Primeiramente desapegue da ideia de manter dias iguais na sua rotina. A menos que você anote apenas o básico, como: café da manhã, horário do trabalho e horário do jantar, fora isso, sempre que houver mais detalhes na rotina, mais vezes você irá encontrar “falhas” ou “tarefas não cumpridas”.

Se apegue ao pensamento de que: apenas o essencial importa. Nem o que é menos e nem o que é mais. O que é essencial.

Se quiser entender mais sobre rotina criativa, leia esse post.

Detalhes na rotina

Quando digo que quanto mais detalhes mais falhas, não quero dizer que detalhar é ruim, mas sim que tudo que você acompanha pessoalmente é mais fácil de encontrar “erros” mas eu prefiro chamar de “melhorias”. Detalhes são as listas de caixa de entrada, por exemplo. Quem usa planner costuma preencher o planejamento não com as tarefas marcadas, mas também com as que gostaria de fazer.

Melhorias na rotina

Quando você passa a acompanhar suas tarefas importantes e organizar sua vida com base no tempo disponível e incluindo descanso, você cria um olhar mais atento. Ao invés de visualizar como falhas ou tarefas não cumpridas, se pergunte: o que posso fazer para melhorar?

O que você tem incluído a mais nos seus dias que tem te deixado mais cansada ou ansiosa? Cuidado com os excessos. Use o que não foi cumprido como medidor para avaliar “quando é o melhor momento para fazer essa tarefa?” ou “o que vem antes disso que me faz perder o foco?”.

Motivação reduzida a zero

No mês passado eu voltei a correr e todos os dias usava como motivação correr 3km, pois considerava fácil. De inicio funcionou, mas a longo prazo eu deixei de realizar. Claro que no inicio pensar “correr 3km” era motivador, mas passados 20 dias não era mais. Tente incluir apenas aquilo que você sabe que não deixará de cumprir. No livro Micro hábitos, leitura do mês do Hábitos Club, você pode entender bem como isso funciona.

Ao invés de pensar “vou correr 3km” todos os dias, mudei para “depois de deixar o Gael na escola vou para academia caminhar”. Não tenho pra onde fugir e não criei uma meta que me causaria “desânimo” ao invés de motivar.

Planejamento essencial

Falamos sobre detalhar a rotina e realmente ajuda muito a enxergar possibilidades de melhoria, mas não use isso para incluir coisas a mais. Além de criar um planejamento cheio de tarefas, você perde espaço para o que realmente é essencial. Tenha uma lista de entrada daquilo que precisa realizar na semana. Planeje o que possui data e sempre que sentir o dia mais leve recorra aquela lista com tarefas que seria interessante fazer.

Clareza no que se é preciso realizar

O que você precisa realizar nesta semana?

Nosso cérebro entende que se há espaço, cabe mais e com isso sempre que temos semanas mais folgadas tendemos a enche-la de compromissos que não serão cumpridos. Se estamos de férias incluímos na checklist “arrumar guarda-roupa, destralhar gavetas, doar roupas etc” na mesma semana. A chance de não cumprir nada disso é de 80%.

Qual era o seu objetivo inicial? Destralhar gavetas? foque nela e se couber mais você faz.

Espaço para imprevistos

No inicio falamos sobre detalhes e aqui te digo que você precisa reservar espaço para imprevistos. Se você tem filho por exemplo, precisa comunicar ao seu chefe correto? ou as pessoas que trabalham pra você que sua rotina pode ser alterada facilmente.

Mas não só mães. Qualquer pessoa possui imprevistos na rotina, sempre que puder deixe espaços livre em alguns dias para checagem.

checagem diária

Se eu tivesse dito isso no inicio você iria ignorar, mas depois de ler tudo isso acredito que já tenha entendido o porquê a checagem diária é importante. Você é uma caçadora e o seu tesouro se chama: tempo. Sabe contra o que você luta? desânimo, procrastinação e falta de clareza. Se você checar diariamente você irá criar um compromisso com você e com suas tarefas.

Espero que esse post te ajude! <3

2 Comments

  1. Apaixonada por esse conteúdo! Você sabe fazer a diferença na nossa vida!

Write A Comment