habitos-que-mudam-logo

O que são neurotransmissores e como eles são importantes para a nossa rotina e construção de hábitos?

Compartilhe:

Construir hábitos não é uma tarefa que se desenvolve da noite para o dia. Entender o que queremos alcançar faz parte do processo de construção. O estímulo certo provoca a reação que nosso corpo e mente precisam para criar uma rotina repleta de atividades que tragam bem-estar. É como entender uma receita: se você quer um bolo mais doce, não adianta colocar mais fermento, né?

O que são neurotransmissores?

Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Eles são os mensageiros químicos do cérebro: sua função é enviar informações às outras células do corpo. São os neurotransmissores que avisam ao nosso corpo que está chegando a hora de dormir quando não há mais exposição à luz, que estamos em uma situação de perigo ou que o bebê está pronto para nascer, por exemplo.

Mais de 100 neurotransmissores já foram identificados, mas 7 deles têm grande destaque para manter hábitos e uma rotina prazerosa. 

Os 7 principais neurotransmissores

Entre os 7 principais neurotransmissores temos:

  • Dopamina:
    É responsável pelo hormônio do crescimento e pela coordenação dos movimentos. Está vinculada à euforia, mecanismos de recompensa e reforço de comportamento. Inúmeras drogas que causam dependência aumentam o nível de dopamina no cérebro.

  • Endorfina:
    também chamada de “hormônio do prazer”, age na transmissão do sinal de dor, causando prazer, felicidade e bem-estar. Tem envolvimento com a resposta imunológica do organismo.
  • Gaba:
    Abreviação de ácido gama-aminobutírico, ele age na visão, controle motor e regulação da ansiedade e do humor.
  • Melatonina:
    Está conectada à retina e tem intensa relação com claridade/escuridão. Sua função é regular os diferentes ciclos do corpo humano, como os ciclos metabólicos, neuroendócrinos, sono-vigília e no sistema genital feminino.
  • Noradrenalina:
    Está relacionada com o estado de alerta causado pela resposta de luta ou fuga do nosso corpo. Aumenta a atenção e a excitação nos momentos de estresse. 
  • Ocitocina:
    É um hormônio neurotransmissor. Tem função no reconhecimento social, na ligação e na reprodução sexual – causa as contrações do útero na hora do parto. É associada aos sentimentos de amor, gratidão e modulação do medo.
  • Serotonina:
    Ela regula e modula o humor, sono, ansiedade, apetite, coagulação sanguínea e o ciclo circadiano também. Tem efeito sobre o desejo sexual e o aprendizado. 

O que acontece quando os neurotransmissores não funcionam direito?

Já sabemos que os neurotransmissores são mensageiros, mas como as mensagens são enviadas para as outras células? Através das sinapses acontecem as neurotransmissões. 

Quando há perda ou excesso de neurotransmissores, ou interferência nas sinapses, algumas doenças e transtornos podem se desenvolver, como:

  • Alterações no humor
  • Alzheimer
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Distúrbios de memória e aprendizagem
  • Doença de Parkinson 
  • Enxaqueca 
  • Epilepsia
  • Fibromialgia
  • Insônia
  • TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e transtorno do pânico.

Como ativar os neurotransmissores?

Cada neurotransmissor tem sua própria maneira de ser ativado – e seus resultados positivos.

dopamina

Para potencializar a dopamina, você pode praticar exercícios físicos, yoga e tai-chi, meditar, celebrar suas conquistas e expressar gratidão. Os efeitos são redução de ansiedade, aumento de energia e de motivação.

endorfina

A endorfina é ativada com exercícios aeróbicos (como corrida, natação e bicicleta), comer chocolate, gargalhadas, atividades ao ar livre e contato com a natureza, ouvir música e sexo. Como benefício temos redução de dor e depressão e sensação de bem-estar e felicidade. 

GABA

Para aumentar o GABA você pode meditar, praticar mindfulness ou yoga, fazer exercícios respiratórios e comer castanhas e outros alimentos antiinflamatórios. Como recompensa temos redução de ansiedade, aumento da sensação de relaxamento e ajuda no ganho de massa muscular.

melatonina

A melatonina é melhor produzida quando temos uma rotina de sono, desligamos as telas e luzes pelo menos 2 horas antes de dormir, pegamos um pouco de sol todos os dias e dormimos em ambiente completamente escuro. Com isso temos melhora na qualidade do sono, do ciclo circadiano e melhor desempenho da regeneração celular.

noradrenalina

Já a noradrenalina é ativada com massagens, exercícios físicos cardiovasculares, assistindo a filmes de ação ou aventura, andando de montanha-russa ou praticando esportes radicais. Como benefícios temos redução de estresse, aumento do estado de alerta e melhora no raciocínio, cognição e foco.

ocitocina

A ocitocina é liberada quando fazemos atividades que aumentem a nossa autoconfiança. Dançar, receber presentes, fazer trabalho voluntário, troca de carinhos e cafuné, meditação, sexo e contato com animais de estimação proporcionam bons sentimentos e sensação de bem-estar físico e emocional.

serotonina

Por fim, a serotonina. Ser otimista, fazer atividades relaxantes – como meditação e yoga -, praticar atividades físicas, comer alimentos ricos em triptofano (carne, peixes, chocolate preto) e tomar sol diariamente resultam em regulação do humor, melhora do ritmo cardíaco e mais facilidade na tomada de decisões.

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/05/30/sexo-humor-sono-estresse-entenda-o-que-sao-e-papel-dos-neutransmissores.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *