habitos-que-mudam-logo

Cronotipo: entenda por que nem todo mundo consegue manter a mesma rotina e horários

Compartilhe:

Você acorda, fica deitada na cama esperando a alma voltar para o corpo por 10 minutos e enquanto isso rola o feed do instagram. Nos stories, suas amigas já malharam, lavaram roupa, tomaram café da manhã ou começaram o dia de trabalho, e você só consegue pensar “Meu Deus, como que elas acordam com tanta disposição?”. A resposta pode ser simples: cronotipo.

O que é cronotipo?

O cronotipo é uma inclinação natural do ser humano aos horários em que ele prefere acordar e dormir, ou quando está mais alerta e cheio de energia – é o ritmo do ciclo circadiano. O cronotipo pode também influenciar o apetite, a atividade física e até a temperatura corporal! 

Ele é medido pelo relógio biológico. Não é apenas uma preferência pessoal, é uma combinação de fatores – como genética, questões ambientais e atividades naturais do nosso corpo: estado de alerta e ritmo de descanso. 

Entender o seu cronotipo é importante para manter uma rotina criativa, ou planejar uma mudança de hábitos que não te deixe frustrada.

Qual é o seu cronotipo?

A melatonina é um hormônio secretado no escuro, que estimula o sono e administra toda a nossa energia. Dependendo da sua quantidade, estamos mais despertos ou sonolentos. 

Cronotipo matutino/diurno

Aqui, o ápice da produção de melatonina acontece antes da meia-noite. São pessoas que dormem cedo, acordam cedo e passam a manhã com disposição e alta produtividade. São pessoas que dormem às 22h da noite e acordam às 6h.

O Instituto Internacional de la Melatonina (IiMEL) acredita que 25% da população faça parte desse grupo.

Cronotipo vespertino/noturno

Aqui, o pico de melatonina acontece às 6h da manhã. São pessoas que não conseguem dormir cedo, acordam tarde e têm maior produtividade no período da noite. Geralmente dormem poucas horas nos dias úteis e tentam compensar nos fins de semana.

Na média, é quem dorme às 3h da manhã e acorda às 11h.

25% das pessoas têm esse cronotipo, segundo o IiMEL.

Cronotipo intermediário

Quando a produção máxima de melatonina acontece em torno das 3h da manhã, e as pessoas têm maior flexibilidade no período produtivo. São aqueles que dormem meia-noite e acordam às 8h da manhã. 

São 50% da população mundial.

Perfis de relógio biológico

O psicólogo americano Michael Breus, conhecido como Doutor do Sono, desenvolveu um teste que avalia o cronotipo de acordo com os perfis de sono de 4 animais: urso, leão, golfinho e lobo.

  • Golfinho: De acordo com Dr. Breus, são pessoas que geralmente acordam se sentindo pouco revigoradas e ficam cansadas até o fim da tarde. No começo da noite, entram no ritmo e ficam mais alertas com o avançar da noite. São cautelosos, introvertidos, inteligentes e mais produtivos em momentos diferentes ao longo do dia. Só 10% das pessoas se enquadram nesse tipo.
  • Leão: Acordam muito cedo, são muito produtivas pela manhã, estão super alertas ao meio-dia e com o cair da tarde começam a se sentir cansadas. Conseguem dormir sem dificuldade, e cedo. São estáveis, práticas, otimistas. 15% a 20% da população se encaixa aqui.
  • Lobo: Impulsivos, pessimistas, criativos. Essas pessoas têm mais dificuldade de acordar cedo, antes das 9h da manhã. Não conseguem produzir bem antes do meio-dia, com pico de produtividade durante a tarde. Às 19h estão alertas, e o cansaço só vem depois da maia-noite. 15% a 20% das pessoas têm esse perfil.
  • Urso: Metade da população têm o perfil do urso. São pessoas que precisam da função soneca do despertador para levantar, são mais produtivas no fim da manhã, com estado de alerta máximo entre o fim da manhã e o começo da tarde. Começam a se sentir menos cansados durante a tarde. De noite, dormem profundamente, mas sentem que precisam dormir mais. Tendem a ser pessoas simpáticas e descontraídas.

Em 2021 eu fiz uma prosa no instagram falando sobre cronotipo, ritmo circadiano, disciplina e autoavaliação. Você pode fazer o teste em português, mas alguns especialistas recomendam fazer o teste original, em inglês.

Se você sabe em qual cronotipo se encaixa, fica mais fácil desenvolver estratégias e planejar atividades como estudo, atividade física e leitura. O autoconhecimento vai te ajudar a chegar na rotina que você tanto quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *