habitos-que-mudam-logo

Como criar o hábito de acordar cedo

Compartilhe:

Uma das queixas mais constantes de vocês é a dificuldade em acordar cedo. Entendo que para muitas, acordar cedo mudaria totalmente o rumo da rotina e dos hábitos presentes no dia a dia, mas a questão é que envolve mais processos do que pensamos.

Não é simplesmente por o despertador para tocar e confiar que irá começar o dia, precisamos redefinir todos os nossos hábitos e costumes anteriores.

Como criar o hábito de acordar cedo

  • A hora que você dorme

Isso impacta em como você irá acordar. Não adianta dormir 4h/5h por noite e esperar acordar cedo de forma confortável, pois não vai.

  • Os hábitos que você mantem

Sabe a atividade fisíca? É um dos hábitos que nos ajudam a regular o corpo. Exercitar-se regularmente pode ajudar a estabelecer um padrão de sono mais consistente, facilitando o processo de acordar pela manhã.

  • A organização da sua casa

Essa parte é bem interessante e tem muito a ver com o sentimento de “acordar”. No livro Hábitos atômicos o autor aborda o design de ambientes para ajudar a manter um hábito, como deixar o tapete de yoga no seu campo de visão, deixar sua mesa organizada e por aí vai. A organização da sua casa é um fator que determina como você se sentirá. Muitas vezes o que deixamos organizado na noite anterior faz com que nossa manhã comece com mais leveza, evitando o sentimento de “não quero acordar”.

  • A higiene do sono

Reduzir as luzes, diminuir os estímulos das telas, manter hábitos que favoreçam como tomar chá, banho morno e por aí vai.

  • Sua alimentação

A alimentação desempenha um papel importante no despertar cedo, pois fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

  • A quantidade de água no seu corpo

Beber água suficiente ao longo do dia e especialmente antes de dormir pode ajudar a evitar a desidratação durante a noite. A desidratação pode causar fadiga e sonolência matinal, tornando mais difícil acordar cedo. Ou seja, mantenha-se hidratada.

  • O seu estado mental

Tudo que falamos aqui envolve primordialmente a qualidade do sono e a saúde mental afeta diretamente isso. Distúrbios mentais, como ansiedade, depressão e estresse crônico, podem interferir no nosso sono, resultando em dificuldade em acordar pela manhã.

Espero que esse conteúdo te ajude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *