habitos-que-mudam-logo

Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

Compartilhe:

Como se organizar para realizar mais e criar um planejamento anual

2021 se aproxima e uma das coisas que vocês mais me pedem é como montar um planejamento anual. Muitas pessoas não conseguem visualizar a vida com tanta previsibilidade, mas o que muitos não sabem é nem sempre você terá todos os seus objetivos detalhados, ainda mais quando você não sabe quais são os seus próximos passos ou quando depende de algum resultado. É normal que durante o planejamento você vá tendo noção de quais são os próximos passos e tarefas. Por isso é importante começar a se planejar para que você possa visualizar melhor.

Neste post Listei alguns pontos importantes para montar um planejamento anual e realizar mais.

  • Previsibilidade

Como disse anteriormente, você pode não saber em detalhes o que deseja realizar, mas é importante e eficaz prever o que você deseja para o ano. Um começo é conferir todos os seus compromissos, lançamentos, mudanças e datas importantes e com isso estipular a quantidade de metas e objetivos. Dependendo de como será o seu ano algumas coisas precisarão de mais tempo e não apenas 12 meses.

  • Metas do ano

Quais são as suas metas? estudar mais, melhorar a sua qualidade de vida, encontrar um novo emprego…
Quando falamos de meta não necessariamente precisamos listar o passo a passo, apenas quais são as suas prioridades de conquistas.

  • Clareza

Quando falamos de clareza, podemos pensar em dois pontos diferentes:
Clareza do que você lista como metas do ano e como você irá discorrer o seu plano de ação e clareza para revisar, detalhar e checar se as suas metas são possíveis para você.

  • Plano de ação

Agora que você possivelmente já identificou o que poderá ou não ser realizado, é hora de começar a agir.
Crie um plano de ação que envolva as suas metas e objetivos do ano e use como guia para determinar suas próximas tarefas.
Nesse post você pode aprender como criar um plano de ação.

  • Resiliência

Seja resiliente. Alguns objetivos são mais difíceis do que outros, confie na sua jornada. Volte ao inicio e reveja quantas vezes forem necessárias.

  • Visualize para realizar

Tenha esse plano de ação em algum lugar visível, um post it com as metas, um .PDF seguro na tela inicial do PC ou um mural de visualizações onde você pode reunir atualizações do seu processo. Claro, além de deixar tudo isso organizado num ambiente seguro: Planner, Trello, Notion etc.

Espero que esse post te ajude a planejar um ano incrível e cheio de realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *